Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Expressão musical: o papel da música como ferramenta de manifestação pelos jovens
Matias Cortelini Zacharias, Roger Sá da Silva, Fernanda Possamai Bastos, Laís Fonseca, Marcos Vinícios Luft

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A música se faz presente no cotidiano das pessoas, sendo uma importante ferramenta para a manifestação de sentimentos e emoções, especialmente nos jovens. É possível verificar entre esse público um grande interesse por música, cujo acesso a diferentes gêneros e estilos musicais foi facilitado na última década pela disponibilidade de ferramentas e equipamentos de reprodução sonora e pelo advento das novas tecnologias digitais. Ainda, identifica-se na expressão musical um meio para desenvolvimento de habilidades capazes de contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento, bem como para a socialização, estreitando o vínculo dos estudantes com a comunidade escolar. Nesse contexto, este projeto tem por objetivo desenvolver ações com vistas a explorar a expressão musical dos estudantes dos cursos técnicos de ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Veranópolis. Para tanto, realizou-se atividades diversas como a construção de uma playlist colaborativa para constituir uma rádio do campus, organização e disponibilização de acesso a instrumentos musicais e equipamentos para som e ensaios e apresentações musicais ao vivo em eventos do campus. Até o momento, ocorreram duas apresentações, sendo a primeira na Semana Acadêmica dos Cursos Superiores e a segunda na festa junina do Campus Veranópolis, contando com a participação de cinco estudantes que demonstraram interesse e conhecimento prévio em canto, violão e percussão. Os estudantes se reuniram durante as semanas anteriores aos eventos, no contraturno, para ensaios, escolha de músicas e passagem de som. Com o intuito de ampliar a participação de novas pessoas em futuras apresentações ao vivo, criou-se um formulário encaminhado à toda comunidade escolar, a fim de identificar experiências prévias ou interesse em fazer parte das apresentações. Esta consulta teve a adesão de 12 pessoas que responderam ao formulário explicitando seus talentos, as quais serão contatadas pelo bolsista para agendar ensaios. Para constituir a rádio do campus, um formulário eletrônico foi aberto ao público para que indiquem músicas conforme estilos musicais pré-definidos. Futuramente, esta playlist colaborativa será disponibilizada publicamente para a comunidade escolar e, em momentos de intervalo, será colocada em execução em caixas de som na área de convivência e pátio do campus. Por meio das apresentações em eventos e da rádio colaborativa do campus nota-se um maior engajamento dos estudantes com o tema, uma diminuição na timidez e aumento na segurança de falar em público e um sentimento de pertencimento à instituição, fato que contribui no processo de ensino-aprendizagem e para a permanência e êxito dos estudantes.


Palavras-chave


Palavras-chave: música; permanência e êxito; socialização.

Texto completo: PDF