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Monitoria pedagógica: Resgatando vínculos com trabalhador-estudante dos cursos técnicos subsequentes
Vera Carolina Kuffel, Ana Paula de Almeida

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Monitoria pedagógica:  Resgatando vínculos com trabalhador-estudante dos cursos técnicos subsequentes

9º SEMEPT



Vera Carolina Kuffel¹ e Ana Paula de Almeida*

[email protected], [email protected]


¹Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Ibirubá

*Orientadora

O presente projeto visa resgatar o trabalhador-estudante dos Cursos Técnicos Subsequentes e articular novas possibilidades de aprendizagens a partir das monitorias pedagógicas com o objetivo de promover o acompanhamento aos trabalhadores-estudantes na elaboração do relatório final de conclusão de curso. A monitoria pedagógica tem como principal foco compreender quais são os desafios enfrentados pelos trabalhadores-estudantes para permanecer na instituição, com destaque para os cursos técnicos subsequentes em Mecânica e Eletrotécnica do IFRS- Câmpus Ibirubá, onde o grupo é formados predominantemente por  trabalhadores-estudantes, sendo ofertado no período noturno.  A estratégia inicial foi realizar uma busca ativa dos estudantes que não haviam concluído seu relatório final de estágio no tempo hábil, após identificar as principais dificuldades e auxiliar os estudantes com a linguagem e a escrita acadêmica, estabeleceu-se um cronograma de reuniões e conversas a fim de organizar a estratégia de elaboração e seus relatórios, o qual estavam sentindo-se sem orientação e com a monitoria pedagógica estão dando andamento a finalização do curso. Um dos fatores que contribuem para essa problemática refere-se a distribuição do tempo entre trabalho e estudo, pois devido a complexidade das disciplinas, é necessário um tempo amplo de dedicação às leituras, o que ocasiona parte das dificuldades, uma vez que para os trabalhadores com tempo restrito e com dificuldades anteriores ao ingresso nos cursos, esse processo de assimilação dos conteúdos e aprendizado é ainda mais complexo e pode se tornar penoso. Por vezes, alguns estudantes já trabalham na área de formação, contudo possuem dificuldade de compreender a parte teórica, o que acarreta dificuldades na interação teoria e a prática. No entanto, destacamos que a prática das monitorias pedagógicas contribuem significativamente na compreensão dos desafios de permanência da classe trabalhadora e também é favorecida pelos conhecimentos passados através de uma escuta sensível a suas demandas e interesse. Neste sentido, este trabalho apresenta como resultados parciais o resgate e atendimento a 5 estudantes referente ao acompanhamento na elaboração do relatório de estágio para a conclusão do curso.  Desta forma, a instituição procura atuar no processo contínuo de auxiliar outros estudantes com demandas semelhantes  para conseguirmos fortalecer o vínculo  com o curso, bem como a conclusão do respectivo curso. Ainda assim sabemos que o estudante-trabalhador enfrenta dificuldades para permanecer na escola ao precisar conciliar trabalho e estudo revelando que muitas vezes deixam de lado qualidade de vida e família, em busca de conhecimento e melhor qualificação.



Palavras-chave: Monitoria; Trabalhador- estudante; Cursos subsequentes.



Palavras-chave


Monitoria; Trabalhador- estudante; Cursos subsequentes.

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