Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de apoio à inclusão digital
João Vitor Quadros Mota, Eveline Fischer

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Atualmente, as tecnologias são peças fundamentais para a melhor comunicação entre as pessoas, e estão diretamente ligadas a forma como vemos e nos relacionamos com o mundo. E, na área da educação, as tecnologias estão cada vez mais fazendo parte do cotidiano de professores e alunos em consequência deste fato, o Projeto de Inclusão Digital 2022 do IFRS - Campus Vacaria, visa inserir e auxiliar os discentes nas questões relacionadas ao meio digital. Um dos principais objetivos é ajudar os alunos a conseguirem ter um melhor manejo das tecnologias e meios digitais, para que assim o seu desempenho escolar possa ser aprimorado e/ou melhorado. Por consequência da pandemia da COVID-19 passamos a utilizar muito mais os meios digitais voltados para a educação e, em decorrência disso, surgiram dificuldades tanto para o aprendizado do discente, quanto para o uso das tecnologias propriamente ditas. Com base nisso, o Projeto Inclusão Digital busca auxiliar no apoio pedagógico para que o uso das tecnologias venha a ser cada vez mais um aliado para o aprendizado e melhor entendimento do aluno Apesar da baixa procura por parte dos alunos, é de extrema importância a continuidade do projeto, que proporciona auxílio para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Neste período, por conta da baixa demanda dos alunos à monitoria, pôde-se fazer atendimentos individualizados, podendo dar mais atenção a dúvidas pontuais. Uma demanda recorrente por parte dos alunos é sobre a área da programação, já que o curso de Multimídia Integrado ao Ensino Médio tem na sua grade o componente curricular de Desenvolvimento e Aplicações Web. Conclui-se que, apesar da baixa procura, a monitoria de Inclusão Digital obteve resultados satisfatórios, tanto para monitores quanto para os alunos que puderam ser auxiliados, obtendo  um melhor aproveitamento escolar.

Palavras-chave


Inclusão Digital; Auxiliar; Tecnologias

Texto completo: PDF