Última alteração: 04-12-2022
Resumo
O Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas (LABPED) - Ano 2 é um projeto de caráter indissociável, que une as ações de ensino, pesquisa e extensão, e dá continuidade as ações desenvolvidas no ano anterior, possuindo fomento dos editais IFRS nº 16/2022 e FAPERGS nº 01/2022. Tem como objetivo promover um espaço (virtual e físico) de produção e compartilhamento de experiências educativas, de cunho formativo aos estudantes do IFRS - Campus Farroupilha, outros campis, professores da Educação Básica e interessados na temática central desta edição “experiências educativas no contexto escolar”. Além disso, almejamos ser um espaço potente e significativo para o desenvolvimento e compartilhamento de diferentes experiências educativas e formativas, de modo que o conhecimento seja produzido horizontalmente entre todos os participantes. A metodologia que sustenta o nosso projeto é a Pesquisa (de)Formação, uma pesquisa de natureza qualitativa, teórico-metodológica, que consiste em um modo de fazer pesquisa ao mesmo tempo que promove a construção de novos conhecimentos, uma vez que os participantes colaboram com a pesquisa na produção de novos saberes, através dos espaços de formação continuada. Como resultados parciais destacamos a oferta do curso de extensão que ocorre entre os meses de setembro e dezembro deste ano, abrangendo temáticas indicadas pelos integrantes da primeira edição do projeto e da equipe vigente: Experiências Educativas; Brinquedoteca Universitária; Importância do brincar na formação do professor; Ensino híbrido e novas tecnologias para a Educação; Educação antirracista; Estudos Decoloniais e Educação Afro-Brasileira e Indígena. Como referencial teórico-prático será utilizado o livro “Vocabulário LABPED: saberes construídos no Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas”, resultante da edição anterior (www.pimentacultural.com/livro/labped). Como resultados preliminares, apontamos que em 2022 o Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas (LABPED) busca uma maior aproximação das escolas de Educação Básica, mobilizando junto aos cursistas ferramentas mediadas pelas ações formativas virtuais propostas, promovendo assim novos experimentos pedagógicos nas escolas, mobilizando as múltiplas formas que envolvem o aprender e o ensinar, culminando na socialização destas experiências produzidas pelos protagonistas – os cursistas e seus estudantes. Por fim, ainda teremos a produção de uma nova obra como resultado desta segunda edição, que materializará e socializará tais experiências educativas.