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Hortas escolares agroecológicas: educação e responsabilidade ambiental
Vinícius Brod Decker, Claudio Fioreze

Última alteração: 17-11-2022

Resumo


As hortas escolares são consideradas excelentes ações educacionais interdisciplinares, que permitem a interação de alunos e docentes com o meio agroecológico. O contato direto com o meio ambiente desperta a curiosidade, a importância da preservação dos solos, florestas e mananciais, estimulando a conscientização ambiental. As hortas escolares agroecológicas servem de ferramenta para a educação ambiental, com ênfase à alimentação saudável sem a aplicação de agrotóxicos, para compreender as variedades de hortaliças comestíveis e as diferentes técnicas de plantio e de compostagem. Este trabalho, com base na educação ambiental, tem como objetivo introduzir de forma cooperativa hortas agroecológicas em escolas estaduais do município de Viamão- RS. Para a realização deste trabalho foram selecionadas um total de 31 escolas da rede estadual, estando sob minha responsabilidade um total de cinco escolas: EEEM Açorianos, EEEM Barão de Lucena, EEEM Farroupilha, Escola Novo Lar e Escola Caminho do Meio. Estas escolas totalizam sete docentes, 10 merendeiras e 60 alunos envolvidos diretamente. O trabalho está sendo executado semanalmente de forma conjunta com a coordenação, estudantes e professores de cada escola. O Programa EcoViamão disponibiliza uma equipe de apoio técnico, insumos, ferramentas e mutirões e oficinas. Foram então realizadas oficinas, mutirões e rodas de conversa sobre o tema hortas agroecológicas. Os alunos participaram de forma direta na construção de canteiros e composteiras, além do plantio das hortaliças e temperos como, por exemplo, alface, rúcula, repolho, couves, beterraba, salsa e cebolinha. As hortas foram acompanhadas pelos alunos para sua manutenção e observação do desenvolvimento do plantio. As hortaliças e temperos produzidos serão colhidos pelos alunos e destinados à merenda escolar. Neste período em que o trabalho foi realizado, notou-se o desenvolvimento construtivo, criativo e disciplinar das comunidades escolares envolvidas. Na Obra Social Novo Lar, se iniciou um trabalho mais focado nas PANC (plantas alimentícias não convencionais), visando fazer oficinas para merendeiras e professores, assim como produzir mudas para o futuro. As hortas escolares agroecológicas têm estimulado o trabalho cooperativo auxiliando no desenvolvimento, formação e aperfeiçoamento de alunos e professores.

 


Palavras-chave


Compostagem; Educação ambiental; Hortaliças.

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