Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Atividades investigativas e materiais concretos para o ensino de Matemática
Emily Vitória Camargo Soares, Elisa Daminelli, Luaiha Luísa Silva Silveira, Otávio Dias de Souza Garcia

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Este trabalho é um recorte do Projeto Ensinando e Aprendendo Matemática que tem como foco proporcionar espaços de aprendizagem de Matemática. Em geral, observou-se que os estudantes do Ensino Médio Integrado apresentaram defasagens e muitas dificuldades em conteúdos e conceitos básicos na área de Matemática, o que tem prejudicado seu desempenho em diversas áreas, sobretudo nas ciências exatas. Ademais, é comum que os estudantes demonstrem desinteresse em atividades mais teóricas e abstratas, e que demandam pouca participação e envolvimento no processo de aprendizagem. Em geral, a falta de compreensão sobre a aplicabilidade de conceitos básicos, faz com que muitos alunos sintam dificuldades no processo de aprendizagem desde o ensino fundamental. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma proposta para o ensino de Matemática que se utilize de atividades investigativas, com materiais diversos, e que envolva a participação dos estudantes. Deste modo, o projeto buscou verificar como as atividades práticas e lúdicas, com materiais concretos, podem contribuir para melhorar o interesse e a aprendizagem dos estudantes, principalmente nas ciências exatas. O projeto tem como propósito despertar o interesse dos discentes através de práticas dinâmicas que relacionem conceitos matemáticos com seus cotidianos, desenvolvam habilidades e testem o raciocínio lógico, intensificando, deste modo, a participação e a curiosidade. Como metodologia, inicialmente os discentes preencheram um formulário para levantamento de dados, com o propósito de detectar os conteúdos e temas com maiores dificuldades entre os estudantes do IFRS Campus Osório. A partir disso, foram organizadas oficinas temáticas, que foram realizadas em encontros semanais em turno inverso ao de aula dos estudantes. Como exemplo, foram desenvolvidas atividades de Probabilidade e Estatística, utilizando-se de jogos, materiais concretos e atividades práticas, estimulando o envolvimento e empenho do educando, além de possibilitar que o mesmo relacione os conteúdos expostos com aplicações habituais. Como resultados, a partir de observações e relatos dos participantes, verificou-se que os estudantes aprovaram as metodologias que não se limitam apenas a fórmulas e regras tradicionais, apontando a importância de aulas que abordem o ensino de forma mais atrativa no âmbito escolar. Em suma, destaca-se que as aulas práticas facilitam a compreensão de conceitos, a fixação de informações e a interpretação de problemas matemáticos, além de motivar e fomentar a criatividade e o pensamento crítico por parte dos alunos.

Palavras-chave


Matemática; Aprendizagem; Atividades.

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