Tamanho da fonte:
Monitoria para as áreas da biologia 2022
Última alteração: 04-12-2022
Resumo
A pandemia, decorrente do vírus da COVID-19, causou grandes danos ao ensino, fazendo com que muitos estudantes apresentassem dificuldade em determinadas áreas do conhecimento. A fim de proporcionar uma alternativa para recuperar as aprendizagens deste período e um melhor aproveitamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, foi criado o projeto de monitorias do IFRS - Campus Vacaria. Por meio deste, é disponibilizado auxílio aos estudantes nas seguintes áreas: matemática, biologia, linguagens, química e inclusão digital. A bolsa de ensino “monitoria para as áreas da biologia” visa a retirada de dúvidas relacionadas à biologia e à química do 1° ano, sendo realizada, preferencialmente, de forma presencial nas salas do Campus. Através do suporte aos alunos fora da sala de aula, realizando a retirada de dúvidas pontuais, que prejudicam a compreensão das explicações dos professores, contribui-se também para a permanência e êxito dos discentes na instituição. Contudo, embora existam estudantes com dificuldade, a procura por auxílio nessa área vem sendo muito baixa e pouco constante. Dentre os principais assuntos abordados, os mais recorrentes foram: 1ª e 2ª leis de Mendel (3° ano), divisão celular (2° ano) e histologia animal (4° ano); os quais foram exclusivamente de biologia, não havendo, portanto, procura dos estudantes do 1° ano para atendimentos relacionados à química. Após as monitorias, pôde-se notar, através de feedbacks dos alunos, uma melhor compreensão dos temas. Sendo assim, é imprescindível a continuidade do projeto, visando criar uma cultura de busca pelo conhecimento, em que os estudantes assumem uma postura mais ativa no seu processo de aprendizagem. Através desse projeto, objetiva-se que os estudantes do IFRS - Campus Vacaria possam obter um maior aproveitamento dos assuntos tratados nas aulas, uma menor taxa de dúvidas não sanadas, um melhor resultado nas avaliações (melhores notas), uma maior porcentagem de alunos aprovados e um menor índice de desistência dos cursos ofertados pela instituição.
Palavras-chave
Monitoria; Biologia; Aprendizagem
Texto completo:
PDF