Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto de Ensino English Club: Como as TDIC promoveram a descolonização do pensamento através do letramento crítico
Enzo Yenlung dos Santos Hsu, Sabrina Hax Duro Rosa, Camila Braz

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O crescimento da utilização da língua inglesa até o patamar de língua franca é em grande parte devido à constante exposição, através das tecnologias, de um mundo globalizado e liderado pela expansão americana e seu monopólio cultural. Desta forma, ao possibilitar uma troca de saberes entre falantes de diferentes idiomas ao redor do mundo, o poder hegemônico da língua inglesa não é detido somente aos falantes nativos de países colonizadores ou de grande poder e influência global. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são as principais ferramentas para promover tal possibilidade, principalmente em um mundo afetado pela pandemia do COVID-19. O Projeto de Ensino English Club visou oferecer encontros virtuais, durante o período pandêmico, para que os alunos praticassem o idioma estrangeiro usando as tecnologias digitais ao se reunirem online para conversarem na língua alvo, aprimorando sua proficiência e letramento crítico para se posicionarem de forma autônoma e desenvolverem suas próprias opiniões sobre os mais variados temas. Os encontros do projeto aconteceram de forma síncrona através da plataforma google meet uma vez por semana com duração de 1h, sendo desenvolvido por docentes e bolsistas do Ensino Médio Integrado. A autonomia dos participantes do Clube foi estimulada nos encontros para que buscassem suas aprendizagens com as TDIC, também, fora dos encontros. Utilizamos a metodologia dialógica e orientada para a autorregulação durante os encontros semanais, assim como nas plataformas digitais com conteúdos que promovessem a busca do aprendizado pelo próprio estudante, como por exemplo filmes, séries e games. Através destes recursos metodológicos, os participantes desenvolveram seu letramento crítico e digital no decorrer do projeto. Isto posto, pretendemos demonstrar neste trabalho algumas das atividades desenvolvidas, as interações e relatos de participantes sobre seu aprendizado, bem como a comunicação que ocorreu entre os membros em ambientes digitais que, mesmo informalmente, permitem o desenvolvimento e aprimoramento da língua inglesa. Durante o decorrer do projeto, pudemos perceber que, mesmo em um período de isolamento social devido à pandemia, as TDIC possibilitaram o uso de nossas vozes inseridas também em um contexto global para que então, de uma forma crítica e autônoma, descolonizassemos os ideais impostos sobre nós e expusessemos as nossas vivências.

Palavras-chave


English Club; TDIC; Letramento Crítico.

Texto completo: PDF