Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Projeto de monitoria em inclusão digital 2022
Gabriel Toledo de Oliveira, Eveline Fischer

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A utilização das ferramentas digitais se tornou cada vez mais presente na nossa rotina. No decorrer dos últimos anos, as tecnologias da informação e comunicação se mostraram ainda mais essenciais no contexto pós pandêmico; porém, a desigualdade socioeconômica acabou agravando ainda mais a situação de alunos não familiarizados com essas tecnologias. Tendo em vista as dificuldades evidentes dos estudantes, a monitoria de Inclusão Digital é uma forma de auxiliar os alunos na utilização de instrumentos tecnológicos para a conclusão de trabalhos propostos em aula ou, até mesmo, para aqueles alunos em estudos domiciliares. Dentre os conteúdos tratados na monitoria, até o momento, estão: utilização de formatadores de texto (Word, Google Docs, Libreoffice Writer, etc), criação de planilhas eletrônicas, atalhos e comandos para a realização de ações úteis em computadores (Ctrl + D, Ctrl + X, etc), criação e formatação de slides, downloads e uploads de arquivos. Além disso, alguns horários foram destinados para auxiliar a realização de atividades de Desenvolvimento em Aplicações Web, que engloba áreas da programação, ofertado pelo curso técnico em multimídia integrado ao ensino médio no IFRS - Campus Vacaria. Contudo, apesar de alguns alunos serem indicados, a procura pela monitoria acaba sendo baixa. A monitoria também se mostra muito importante atualmente, visto que há um alto crescimento de aulas EaD, como é observado em muitos cursos profissionalizantes, se tornando mais uma alternativa para se adquirir um diploma. Isso indica como o conhecimento tecnológico é essencial e que, seja qual for a área de escolha, saber utilizar as ferramentas digitais de forma correta pode facilitar a vida dos alunos para que conquistem autonomia no seu processo de ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Inclusão; Digital; Tecnologia

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