Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Desenvolvimento de um instrumento para pesquisas qualitativas que permita averiguar o perfil profissional docente de egressos de cursos de licenciatura a partir da ZPTD
Anna Tereza Rempel Chollet, Ednei Luís Becher

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


O pequeno interesse pelos cursos de licenciatura não é recente e também nota-se que parte dos concluintes dos cursos optam por não exercer a profissão para a qual, em tese, se prepararam ou então abandonam a docência já nos primeiros anos (LAPO; BUENO, 2003; VALLE, 2006). Levando isso em consideração, esta investigação busca desenvolver e validar um instrumento que permita identificar os principais fatores que interferem na constituição da profissionalidade dos egressos dos cursos de licenciatura do IFRS - Campus Osório. Instrumento esse que busca enfocar, inicialmente, cinco aspectos considerados essenciais: 1. Quais fatores concorreram para a opção pelo curso de licenciatura; 2.Como os graduados avaliam a formação tida durante o curso de formação inicial; 3. Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos graduados nos anos iniciais da profissão; 4. Que fatores são determinantes para a opção (ou não) pelo exercício da docência depois da conclusão do curso; e na fase seguinte do projeto: 5. Identificar a partir das respostas, o nível da chamada ZPTD (Zone of Proximal Teaching Development, ou zona de desenvolvimento proximal profissional docente), conceito desenvolvido por Warford (2011) a partir da ideia de ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) de Vygotsky (2007) que representa o potencial de desenvolvimento humano com e sem ajuda de pares mais experientes. A construção do instrumento ocorreu em etapas, onde primeiramente foi realizado uma pesquisa bibliográfica para identificar na literatura fatores que interferem na formação da profissionalidade docente dos estudantes egressos. A partir disso, organizou-se a primeira versão das questões que teriam potencial para verificar os fatores encontrados na literatura, abrangendo os conhecimentos, saberes, disposições necessários aos professores abordados pelos autores António Nóvoa, Maurice Tardif, Lee Shulman e Clermont Gauthier. No momento seguinte, as questões foram aprimoradas, levando-se em conta o contexto da sala de aula, a preparação profissional dos licenciandos, experiências e vivências dos alunos no curso superior e também os reflexos de sua formação básica. A validação do instrumento desenvolvido foi realizada por meio de teste com licenciandos e posteriormente foi feita por especialistas na formação de professores. Neste projeto pretendeu-se apenas realizar a pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento e a validação do instrumento, enquanto a aplicação ocorrerá na sua continuidade. Os resultados parciais  apontam que o instrumento tem promissoras chances de oferecer informações sobre a formação dos estudantes. Assim, acredita-se que compreender os fatores que interferem na opção ou não pelo exercício da docência e constituição da profissionalidade é essencial para o aprimoramento dos cursos e da formação dos licenciandos, o que irá repercutir na qualificação do ensino e da aprendizagem dos estudantes da região e, por extensão, da sociedade local.


Palavras-chave


Formação de professores; ZPTD; Instrumento qualitativo;

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