Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Acompanhamento Pedagógico na Perspectiva da Formação Integrada do Trabalhador-Estudante: 9º SEMEPT
Morgana Güntzel dos Santos, Ana Paula de Almeida

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O presente projeto surgiu a partir da necessidade de realizar estratégias  de acompanhamento pedagógico sob a perspectiva da formação integrada dos trabalhadores-estudantes dos cursos técnicos subsequentes, o qual constitui uma das ações que foram apontadas para fortalecer a política de permanência e êxito do IFRS-Campus Ibirubá. No contexto pós-pandemia, este ano de 2022 representou um marco no retorno das atividades presenciais, tendo em vista que muitos trabalhadores-estudantes dos cursos técnicos subsequentes foram o público interno que mais tiveram dificuldades para acompanhar o ensino remoto, pelo seu perfil permaneceram distantes da escola. Neste sentido, esta  proposta teve como estratégia principal, promover ações integradas voltadas à ambientação, integração e sociabilidade aliada ao acompanhamento pedagógico dos trabalhadores-estudantes no espaço escolar dos cursos subsequentes, turmas 2020, 2021 e 2022.  A metodologia utilizada tem como fundamento a formação continuada, através de ações de formação humana, profissional e saúde do trabalhador, além de outras estratégias didáticas que integre saberes, vivências e experiências do mundo do trabalho ao qual estão inseridos. Desta forma, a contribuição do projeto centrou-se na busca ativa aos trabalhadores-estudantes, sendo realizado articulação com as coordenações de curso a fim de contatar individualmente mais de 40 estudantes que estavam fora da escola, sendo os mais antigos no curso. Como resultados parciais da pesquisa, foi possível realizar o resgate de 19 estudantes, sendo que destes 11 estudantes faltavam concluir o relatório de estágio, o qual estão tendo monitoria pedagógica com vista a auxiliar nas suas demandas para um melhor  acompanhamento do curso e os demais estudantes com algumas disciplinas.

Palavras-chave


Cursos Subsequentes; Trabalho; Educação.

Texto completo: PDF