Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Resgate, prática e legado da memória ancestral lúdica dos mais velhos em uma comunidade indígena Guarani Mbyá de Viamão, Rio Grande do Sul.
Pará Retê Sanches Benites da Silva, Andréia Ambrósio Accordi, Thales Ambrósio de Albuequerque Ferraz, Iury de Almeida Accordi

Última alteração: 17-11-2022

Resumo


As motivações para a realização dessa ação de extensão surgiram a partir de ideias trocadas entre a coordenadora e sua orientadora a respeito de possíveis atividades que poderiam ser realizadas junto à comunidade indígena Guarani-Mbyá do Cantagalo, localizada no município de Viamão. Surgiu, então, a proposta de realizar um resgate da memória ancestral lúdica dos mais velhos da comunidade, que seriam vivenciadas pelos mais jovens e transmitidas, na forma de legado, a partir de um vídeo documentário para a presente e as futuras gerações. A proposta do resgate é colocar os indígenas como protagonistas e corresponsáveis pela realização das atividades, sempre sob a mediação da equipe executora. Objetiva-se desenvolver atividades visando o registro e a prática de jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciados por indígenas mais velhos, da comunidade Guarani-Mbyá do Cantagalo, em suas infâncias e adolescências por meio de resgate das suas memórias ancestrais. O público-alvo prioritário foi dividido em dois estratos: os mais velhos, que contarão suas memórias e os mais jovens, que irão vivenciá-las. O projeto está sendo desenvolvido desde julho e prosseguirá até dezembro de 2022, envolvendo três etapas: resgate, prática e legado. Na etapa de resgate, objetiva-se resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras praticados pelos indígenas mais velhos em suas infâncias e adolescências. O resgate envolve entrevistas abertas com os indígenas mais velhos, com a coordenadora atuando como intérprete já que tem fluência na língua guarani. O objetivo da etapa de prática é proporcionar a prática dos jogos, brinquedos e brincadeiras narrados pelos mais velhos, aos mais jovens da comunidade. A etapa de legado, proporcionará o registro das atividades resgatadas, na forma de um vídeo documentário, com a intenção de legá-las à atual e às futuras gerações. Todas as etapas estão sendo registradas em vídeo e serão editadas para gerar, ao final, um documentário. Até o momento, o projeto se encontra na etapa de resgate, onde já foram entrevistados cinco indígenas. Espera-se, ao final do projeto, resgatar jogos, brinquedos e brincadeiras praticados pelos indígenas mais velhos em suas infâncias; proporcionar a prática desses jogos, brinquedos e brincadeiras pelos mais jovens da comunidade e registrar as atividades resgatadas, na forma de um vídeo documentário, com a intenção de legá-las à atual e às futuras gerações.

 


Palavras-chave


Jogos; Brinquedos e brincadeiras; Recursos audiovisuais.

Texto completo: PDF