Última alteração: 04-12-2022
Resumo
Durante a pandemia de COVID-19, o IFRS Campus Osório adotou o ensino remoto, que perdurou por dois anos, entre 2020 e 2021. Com o retorno do ensino presencial, em 2022, verificou-se que os estudantes do Ensino Médio Integrado apresentaram defasagens e muitas dificuldades em conteúdos e conceitos básicos na área de Matemática, o que tem prejudicado seu desempenho em diversas áreas, sobretudo nas ciências exatas. Portanto, este projeto busca incentivar, acolher e auxiliar os alunos para que tenham um maior êxito no ambiente escolar e acadêmico. O objetivo é proporcionar espaços de aprendizado, propondo atividades que desenvolvam o raciocínio lógico, habilidades de cálculos aritméticos e algébricos, além da interpretação e resolução de problemas - sendo estes focados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Como metodologia, inicialmente utilizou-se de um formulário para levantamento de dados, qualitativos e quantitativos, com a finalidade de identificar dificuldades e temas de interesse dos estudantes. A partir disso, foram organizadas ações de ensino, em encontros semanais presenciais, para que os participantes tenham acesso à explicação e revisão dos conteúdos e conceitos e, também, recebam materiais complementares para estudos. Como resultados, obteve-se uma adesão significativa ao projeto, com a participação de 38 estudantes no formulário de levantamento, e 32 inscrições para participar das oficinas. Durante os encontros, os participantes apresentaram grande interesse no aprendizado dos conteúdos e apontaram que o uso de exercícios e resolução de questões do ENEM é uma boa estratégia para o estudo do componente curricular. Por fim, ressalta-se que o projeto tem grande relevância já que busca auxiliar os estudantes para a construção de uma aprendizagem de maior qualidade.