Última alteração: 04-12-2022
Resumo
Em decorrência, principalmente, da pandemia da COVID-19, alguns alunos tiveram seu aprendizado afetado, fazendo com que houvesse grande desuniformidade na aprendizagem entre os alunos nas turmas. Dessa forma, o projeto de monitorias visa dar um maior suporte aos alunos que apresentam dificuldades em determinadas áreas. No Campus Vacaria do IFRS, as monitorias são desenvolvidas nas áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza e inclusão digital. As monitorias auxiliam os docentes no melhor desenvolvimento do conhecimento dos alunos em sala de aula, uma vez que os alunos recorrem ao horário de monitoria para retirar as dúvidas que surgiram em sala ou são resultado do estudo domiciliar na época de pandemia. Entretanto, apesar de apresentarem grandes dificuldades em conteúdos relacionados às linguagens, como na escrita, principalmente nos primeiros anos do ensino médio integrado, a procura para a resolução de dúvidas vem sendo baixa, demonstrando que é necessário criar uma cultura de estudos que ultrapasse o espaço da sala de aula, onde os estudantes sejam sujeitos ativos na construção dos seus conhecimentos. No que diz respeito aos alunos que buscaram, em algum momento, a monitoria, apenas um foi assíduo. O projeto de monitoria de linguagens é ofertado em três dias da semana de modo presencial no IFRS - Campus Vacaria. Dentre os conteúdos abordados, até o momento, estão: poemas simbolistas, escrita (pontuação e gramática), adjunto adverbial, objeto, pontuação, elaboração de resumos e dissertação (redação Enem). Espera-se que os alunos que comparecem à monitoria manifestem uma melhora em relação aos conteúdos abordados, aumentando seu desempenho e, consequentemente, suas notas. Isso também fará com que haja uma redução da evasão escolar nos primeiros anos do ensino médio do IFRS - Campus Vacaria.