Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Afrogeoliteratura: a literatura negra geografizando saberes
Maria Eduarda De Sordi Zatti, Adriana Silvester Quadros, Artur Duprat De Oliveira, Angela Mendes Jacques Mombelli

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O projeto de extensão AfroGeoLiteratura: a literatura negra geografizando saberes, iniciado em 2020, tem como objetivo geral a aproximação da Geografia com a Literatura, apresentando autoras negras ao público. A ação busca o exercício da leitura crítica e investigativa, reconhecendo o universo das autoras e personagens, no que diz respeito às subjetividades e ao mundo material relatado em suas escritas. Esta edição tem como foco o continente africano. Para apresentar ao público aspectos relevantes deste continente, foram selecionadas obras literárias de quatro autoras africanas, de diferentes países: Buchi Emecheta (Nigéria); Yaa Gyasi (Gana); Nadifa Mohamed (Somália) e Scholastique Mukasonga (Ruanda). As obras ficcionais selecionadas trazem histórias, vivências e modos que estas mulheres se relacionam com o mundo, a partir das realidades culturais e sociais das suas personagens. A aproximação da literatura produzida por autoras africanas contemporâneas com a Geografia, traz à tona questões pertinentes à organização do espaço geográfico na África e no Brasil, sabendo-se que o Brasil é um país construído a partir do legado dos povos africanos. A metodologia utilizada parte de um olhar investigativo dos elementos apresentados nas obras literárias e a partir deles são construídas apresentações para serem levadas a estudantes de algumas escolas públicas de educação básica do município de Osório. O desenvolvimento das apresentações conta com três etapas. No primeiro momento a equipe executora, formada pela coordenadora e bolsistas, organiza a proposta.  Esta organização envolve o conhecimento do projeto por parte das/os estudantes, leituras de obras literárias, pesquisas sobre as autoras e aspectos do continente africano e dos países envolvidos nas obras.  Na etapa seguinte ocorre a organização de materiais para as apresentações nas escolas.  A terceira consiste na execução das apresentações, sendo que cada apresentação tem como foco uma das escritoras. Estas obras e os resultados das apresentações nas escolas, ao final do período, irão compor repertório para uma apresentação final no IFRS Campus Osório.

 


Palavras-chave


Literatura; Geografia; Mulher.

Texto completo: PDF