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A monitoria como possibilidade de apoio pedagógico e inclusão na educação profissional: vivências formativas no programa de ensino - CAIC
Bárbara Brito Sponga, Diolinda Franciele Winterhalter, Maria Fátima Menegazzo Nicodem, Andrea Jessica Borges Monzón, Fabiana Marcanti Spaniol, Natália Branchi de Oliveira

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O presente trabalho refere-se às experiências inclusivas vivenciadas no contexto do Programa de Ensino "Capacitação, Acessibilidade e Inclusão em Colaboratividade" - CAIC desenvolvido no IFRS - Campus Feliz. Neste ano, nossos objetivos foram: a) ampliar a formação de licenciandos/as e; b) oferecer apoio pedagógico para estudantes com necessidades educacionais específicas (NEEs) e para aqueles que apresentam baixo rendimento escolar/acadêmico. Nosso intuito foi de possibilitar para os alunos atendidos pelo CAIC condições de igualdade no acompanhamento das atividades curriculares, bem como sensibilizar e capacitar as comunidades interna e externa acerca da educação inclusiva. A monitoria é uma das formas como o apoio pedagógico tem sido oferecido aos estudantes que necessitam de auxílio com a acessibilidade aos conteúdos por apresentarem alguma deficiência, transtorno de aprendizagem ou altas habilidades e também, e/ou aqueles que precisam de explicações e materiais complementares que viabilizem seus processos de aprendizagem para além das aulas. A monitoria, sob a perspectiva inclusiva, foi realizada pela bolsista do programa de ensino, sendo essa uma licencianda de Letras com formação técnica em Química. Seu processo de  formação, bem como planejamento de atividades e curadoria de recursos didático-pedagógicos inclusivos, ocorreu de forma colaborativa com todos os membros da equipe, de modo que cada uma trouxesse a sua contribuição teórica e/ou prática. A colaboratividade, enquanto metodologia de trabalho, propicia que o conhecimento seja construído por todos os membros da equipe de forma horizontal e interdisciplinar, além de que decisões e encaminhamentos sejam realizados de forma coletiva. Além disso, a monitoria contribui para uma formação docente mais inclusiva, uma vez que a bolsista vivencia na prática momentos de atendimento e apoio pedagógico a alunos com autismo, surdez, perda auditiva, TDAH e dificuldades de aprendizado e de adaptação escolar. Ainda auxilia no êxito e na permanência dos estudantes atendidos, evidenciando a importância desta metodologia. Desta forma, considera-se que a ampliação das experiências formativas na educação profissional construídas, paralelamente, ao desenvolvimento do olhar e ações voltadas para a acessibilidade e inclusão na comunidade escolar e acadêmica, é imprescindível para o progresso dos licenciandos como futuros educadores. Além disso, oportuniza-se aos estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas a possibilidade de se desenvolverem no convívio social de uma escola regular, tornando-se parte integrante da sociedade.

Palavras-chave


Educação Inclusiva; Acessibilidade; Colaboratividade

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