Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Aplicativo para reforço da língua portuguesa para surdos
Adriele Kailane de Oliveira Colossi, Raquel de Miranda Barbosa, Sofia Machado

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão da comunidade de pessoas surdas do Brasil em 2002. Porém, ela não pode ser considerada substitutiva à modalidade escrita da Língua Portuguesa. Em decorrência disso, muitos surdos têm dificuldade de inclusão em processos educacionais básicos, como a alfabetização, o que acaba ocasionando a evasão escolar e baixo acesso ao ensino superior. Pensando nisso, o projeto “Libras-PTB: Aplicativo para reforço da língua portuguesa para surdos”, vigente desde 2020 trabalha com o desenvolvimento de um aplicativo com técnicas de gamificação, ou seja, uso de técnicas de jogos para melhorar o ensino e estimular o interesse do usuário. Para este trabalho, inicialmente, foi feita uma conversa com os professores e dirigentes da escola Escola Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino e, a partir dela, foi projetado o aplicativo. Ele funciona por meio de perguntas e respostas, utilizando os dois idiomas oficiais do Brasil, Língua Portuguesa e LIBRAS, com o sistema de bilinguismo (coexistência de dois sistemas linguísticos diferentes numa coletividade). As questões dos jogos serão cadastradas, inicialmente, pelos professores em um site também desenvolvido no projeto e publicado com o nome de ‘Libras PTB’. O aplicativo está em fase de implementação, onde é utilizado o React Native, framework que utiliza a biblioteca React e a linguagem JavaScript para aplicação mobile. Após a finalização, o aplicativo será disponibilizado para os alunos da escola parceira, para avaliação quanto à usabilidade e acessibilidade. Com essa aplicação espera-se acelerar e reforçar o aprendizado da língua portuguesa para os surdos, de forma lúdica, trazendo benefícios para sua inclusão na sociedade.



Palavras-chave


LIBRAS; Aplicativo; Gamificação

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