Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Educação das Relações Étnicos-Raciais no Ensino Superiores do IFRS
Sindel Carolina Voltz Schuquel, Alba Cristina Couto dos Santos

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


A pesquisa tem como objetivo identificar nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) Superiores do IFRS a educação das relações étnico-raciais. O presente estudo visa estimular o debate sobre o racismo sistêmico e epistêmico, contribuindo para a efetivação de uma educação antirracista no IFRS, conforme nosso refernecial teórico metodológico sobre a superação do racismo na educação, bem como desigualdades raciais e sociais (CORSINO; ZAN, 2020; GOMES, 2011; SALES, 2005). Também ressaltamos a contribuição da educação das relações étnico-raciais para permanência e êxito  dos estudantes negros e indígenas, que passsam a se reconhecer na história e na valorização de suas identidades. Assim, a pesquisa traz uma problematização sobre o cumprimento das Leis federais 10.639/03 e 11.645/08, as quais determinam sobre a obrigatoriedade do estudo da história e valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas e o quanto a falta de componentes curriculares específicos resultam, em grande medida, na permanência de uma visão eurocêntrica, de reprodução de preconceitos e estereótipos raciais. O trabalho consiste em efetuar um diagnóstico institucional para subsidiar a discussão e gestão das políticas afirmativas de inclusão étnico-racial no IFRS.  A primeira etapa foi de levantamento dos PPCs e separação entre cursos de licenciatura e tecnológicos, por meio da diretoria de ensino da Pró-reitoria de Ensino. A segunda etapa de identificação de disciplina(s) no PPC que aborda o tema da valorização  da história e cultura étnico-racial. A terceira etapa é a análise da bibliografia. Quarta e última etapa é a elaboração e entrega de relatório com os resultados para a gestão da Pró-reitoria de Ensino e Assessoria de Relações Étnico-raciais. Até o momento, encontra-se na terceira etapa, cinquenta e oito componentes curriculares que correspondem a trinta e nove cursos. Desses, sete possuem disciplinas que abordam sobre o tema.  Espera-se que este estudo contribua para avaliações futuras, e no presente, para efetivação da legislação, mas, sobretudo para o reconhecimento da pluralidade e da diversidade como elementos fundamentais para uma educação democrática.

 


Palavras-chave


Étnico-Racial, Projeto pedagógico. Componente curricular. LDB/1996.

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