Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Alfabetização científica como uma possibilidade de inclusão social-2022
Paola Maria Hanisch Brum, Ivo Mai, Angela Teresinha Woschinski de Mamann, Heilande Fatima Pereira da Silva, Jonas Anversa, Sandra Rejane Zorzo Peringer, Karine Camargo

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O projeto de extensão “Alfabetização Científica, como uma possibilidade de inclusão social”, vem sendo desenvolvido desde 2015, por professores e alunos do IFRS - Campus Ibirubá e busca valorizar e desmistificar o conhecimento científico e tecnológico nas áreas de Física e de Matemática. O principal objetivo é propor condições para a construção de uma alfabetização científica, através de atividades práticas e contextualizadas, dos alunos das escolas públicas de Ibirubá/RS e região. As atividades desenvolvidas buscam fornecer sugestões de atividades, materiais, recursos didáticos e dinâmicos para auxiliar os professores no planejamento das aulas de Ciências da Natureza (Física) e Matemática, de forma a despertar no aluno o espírito científico e pesquisador, levando-o a relacionar conceitos e saberes com o contexto social em que está inserido. Os procedimentos metodológicos baseiam-se no método científico, investigação, tematização e problematização, o que envolve análise, reflexão crítica, discussão das etapas, dos dados coletados, motivando os participantes para a solução de desafios. As ações consistem em encontros com professores da rede municipal de Fortaleza dos Valos/RS, de uma escola estadual do município de Tapera/RS e com alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Social Floresta Nestor Mendes de Ibirubá/RS. No início do desenvolvimento do projeto, no ano de 2022,  foi realizada uma sondagem com os professores de ambas as escolas, para a identificação dos temas  de interesse a serem abordados, tais como : frações, equações de 1º e 2º graus, ângulos, probabilidade, transformações físicas, reflexão da luz e do som, entre outros. As propostas são apresentadas aos professores em forma de oficina, o que proporciona um momento de integração, contribuição e troca de experiências entre os pares, entre as ações está a construção de alguns materiais didáticos, que são desenvolvidos pelos bolsistas do projeto. Também são realizadas atividades com os alunos do Centro Social Floresta, buscando pôr em prática as ideias propostas aos professores e observando a forma como os alunos reagem às atividades propostas e contextualizadas com o ambiente social em que estão inseridos. Os resultados obtidos com as ações desenvolvidas podem ser considerados positivos e satisfatórios, uma vez que a participação e envolvimento de professores e alunos nas atividades é muito significativa, provocando uma autorreflexão, com mudança de mentalidade e postura em relação à forma de percepção dos conceitos científicos e sua utilização nas práticas pedagógicas e situações cotidianas.

 

 

 


Palavras-chave


Alfabetização; Inclusão; Extensão.

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