Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Compartilhando saberes e fazeres em Monitoria Indígena
Gabriela Jagfej Ribeiro, Mônica de Souza Chissini, Graciele Rosa da Costa Soares

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O objetivo deste trabalho é socializar ações desenvolvidas por meio do projeto de ensino Monitoria Indígena: saberes e fazeres em diálogo, do IFRS - Campus Farroupilha. O referido projeto tem por finalidade ampliar as possibilidades de atendimento pedagógico e de desenvolvimento acadêmico dos estudantes indígenas do Campus Farroupilha, a partir de monitoria pedagógica, na perspectiva intercultural. Vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, o projeto busca acompanhar os estudantes indígenas, no contexto de retorno presencial e pós-pandêmico. Assim, buscamos assegurar a permanência e o desenvolvimento acadêmico dos discentes indígenas nos cursos do Campus Farroupilha. Para tanto, realizamos o apoio pedagógico com a colaboração de pessoas de diferentes segmentos, que se envolvem na temática indígena e no planejamento e execução de ações diversas. Dessa forma, a metodologia consiste em estudos sobre políticas afirmativas nacionais e institucionais e temáticas indígenas, oferta de atendimento e apoio pedagógico, tanto no espaço do campus como na comunidade Kaingang Pãnónh Mág, de Farroupilha/RS, além de cursos para uso de ferramentas digitais e acompanhamento do Plano Educacional Individualizado (PEI) Indígena. Dentre os resultados parciais, consideramos que o projeto vem alcançando seu objetivo de atender às necessidades dos estudantes indígenas em suas trajetórias escolares. Verificamos que o apoio pedagógico e digital vem garantindo o desenvolvimento acadêmico dos discentes indígenas e oportunizando possibilidades significativas de trocas de saberes e fazeres no espaço escolar. Na continuidade do projeto, esperamos dar prosseguimento a ações de acompanhamento pedagógico com atenção às demandas dos estudantes, promovendo espaços interculturais de diálogo entre o campus e a comunidade Pãnónh Mág e contribuindo para a permanência e êxito dos discentes indígenas do IFRS - Campus Farroupilha.

Palavras-chave


Monitoria; Estudantes indígenas; Permanência; Interculturalidade.

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