Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Banco de desafios de Engenharia de Produção: conectando o IFRS com a comunidade externa de Caxias do Sul
Giovana Emília Bizarro Vieira, Ana Caroline Dzulinski

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O projeto de pesquisa aqui apresentado trata sobre a curricularização da extensão na Engenharia de Produção, onde busca-se por práticas exitosas de extensão para aplicação no curso de Engenharia de Produção do IFRS campus Caxias do Sul, devido a exigência do MEC por meio da Resolução CNE/CES nº 7/2018. O projeto relatado é uma continuação do projeto realizado no ano de 2021, o qual prioritariamente buscou unicamente por práticas relatadas na literatura e as principais formas de operacionalização de ações de extensão entre comunidade externa e instituição de ensino. Portanto, a estratégia adotada pela coordenação do curso foi a criação de uma disciplina para a execução de projetos junto a comunidade externa, denominada como práticas profissionais. O projeto contempla à  necessidade identificada pela coordenação do curso sobre como operacionalizar as demandas externas de atividades de extensão entre o IFRS e a comunidade. Além de fundamentar o que será implementado no IFRS campus Caxias do Sul, os resultados do projeto poderão subsidiar outras instituições que passam pela mesma realidade. O objetivo do projeto é obter formas de operacionalizar a implantação da curricularização, norteando as práticas de extensão do curso, além de criar um banco de oportunidades. Para desenvolver o material da pesquisa foi utilizado o método Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) para obter referencial teórico, onde buscou-se por materiais em banco de dados, para captar formas de operacionalizar as demandas identificadas para desenvolver o projeto. A fim de obter as demandas externas da comunidade foi realizado um questionário online aberto em junho de 2022 e sem previsão de encerramento, no qual até o momento foram obtidas 44 respostas. Com base nos dados coletados pelo formulário online exposto para a comunidade, pode-se constatar que o maior volume de participantes trabalha no setor da indústria e as maiores dificuldades enfrentadas são na gestão de operações e processos e falta de mão de obra qualificada. Este resultado, permite identificar que o maior número de projetos que serão desenvolvidos pelos alunos poderá ser na área de mapeamento de processos e fluxos de produção, e em um segundo momento no ajuste das falhas encontradas no mapeamento. Já na pesquisa teórica, foi possível obter alguns exemplos de formulários e editais já implementados em outras instituições, inspirando a criação dos que serão aplicados no curso de Engenharia de Produção, do campus Caxias do Sul. Conclui-se  que as práticas profissionais a serem implementadas podem agregar tanto para o aluno que irá desenvolver-se como profissional ainda enquanto graduando e possibilitando oportunidades de expor suas habilidades e competências no mercado, e para a empresa que poderá solucionar problemas existentes e também encontrar profissionais qualificados para sanar o problema inicial de falta de bons candidatos no mercado.

Palavras-chave


Curricularização da extensão; Engenharia da produção; Práticas de extensão

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