Última alteração: 17-11-2022
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem da música na escola ajuda na socialização e autoestima dos estudantes, no desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade, no senso crítico, na concentração e respeito. Desde 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), o ensino de arte é obrigatório no ensino básico. Em 2008, a Lei 11.769, inclui a música como linguagem a ser abordada na educação básica e em 2016, com a Lei 13.278, o componente curricular Arte passa a ser composto pelas quatro linguagens: Artes Visuais, Teatro, Dança e Música, sendo obrigatório o atendimento destas linguagens nas escolas. Em 2021, inicia, em Maquiné, o projeto de extensão FLAUTASOAR, por meio do Programa Música no IFRS - Campus Osório em parceria com a prefeitura municipal de Maquiné, que objetiva a efetivação dessas leis. O projeto é desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto/Maquiné/RS e visa promover o processo de musicalização no âmbito da escola, a aprendizagem da flauta doce e de outros instrumentos musicais como a percussão, estimular a criatividade, a percepção musical, a coordenação corporal, o desempenho artístico e o convívio social dos participantes. Direcionado a alunos da escola, a partir dos 10 anos de idade, os encontros, as aulas são semanais, nas quintas-feiras à tarde, ministradas pela professora de música do campus, Agnes Schmeling, pelos bolsistas Jean (percussão), Manuela e Danieli (flauta doce). Os alunos participantes são divididos por instrumento e ou por idade e ou por nível de aprendizado. Além da execução de um repertório de canções escolhidas pelos participantes e sugeridas pelos ministrantes, o projeto se une à atividade teatral da escola e desenvolve um espetáculo intitulado ‘Bumba meu Boi'. Com integral e fundamental apoio da direção da escola, o projeto contempla 25 alunos tocando a flauta soprano e a percussão, participando e apresentando o espetáculo “Bumba meu Boi” na comunidade de Maquiné e região. Os participantes, além da aprendizagem musical, aprendem a conviver, a compartilhar, a respeitar, a manifestar opiniões, a ouvir, a constituir um grupo, e a trabalhar em equipe. Neste projeto, a Educação Musical se efetiva como uma área que propicia a formação integral dos alunos; valoriza a música e as Artes no cotidiano das pessoas como importante elemento sociocultural; possibilita o uso da música na escola como área de conhecimento, promove a integração entre o IFRS e a comunidade e reflete sobre a música e as Artes no contexto social e a promoção da cidadania.