Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Educação estatística nos anos finais do ensino fundamental: desenvolvendo o letramento estatístico matemático.
Clarissa Macedo Borges, Patrícia Anselmo Zanotta, Lúcia Andréia de Souza Rocha, Lúcia Andréia de Souza Rocha, Rodrigo Ávila Lopes, Rodrigo Ávila Lopes

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


 

O raciocínio estatístico é a competência global que envolve a combinação e a relação de ideias e conceitos estatísticos. Este pensamento implica na capacidade de relacionar dados quantitativos com situações concretas, considerando questões de natureza fundamentais, como a presença da variabilidade e da incerteza, a escolha adequada das ferramentas estatísticas, a análise do processo de maneira global. O letramento estatístico, na definição literária, reflete a habilidade de interpretar, avaliar criticamente e datar informações estatísticas. Daí decorre, portanto, que façamos a adoção desta perspectiva de letramento adaptada à nossa realidade. A partir desta compreensão, propôs-se dentro do projeto de extensão do IFRS- Campus Rio Grande intitulado “Olimpíadas Científicas" elaborado e executado em parceria com as escolas de ensino Fundamental  E.E.E.F. Agnella do Nascimento e E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo fomentar, incentivar e auxiliar o letramento estatístico dos alunos dos anos finais do ensino fundamental através do processo de participação no Concurso Internacional de Cartazes do ISLP. Nesta competição os alunos devem elaborar um banner estatístico, com livre escolha dos temas, de forma individual ou em grupos de até cinco pessoas. Para alcançar o objetivo, foram promovidas oficinas e atendimentos semanais, bem como elaborados materiais para ajudar nos estudos, nos quais são apresentados conceitos e ideias relacionados à Estatística Descritiva para os alunos, tais como apresentações gráficas, tabelas e análises de dados. Após a definição da temática a ser pesquisada, foi orientado que elaborassem um questionário para a coleta de dados, que contemplasse dados quantitativos e qualitativos. Posteriormente, os professores em conjunto com a bolsista, apresentam exemplos de como confeccionar tabelas e gráficos, e propõe-se aos estudantes que façam a análise dos dados coletados na pesquisa. Na etapa seguinte, os resultados são comunicados em forma de pôsteres. Como resultados observados através dos pôsteres, verificou-se uma grande diversidade de temas de pesquisas, bem como foi possível constatar a aprendizagem da turma através de aspectos que contemplam alguns dos requisitos para que ocorra o letramento citado: perceber a necessidade dos dados estatísticos e como ocorre a produção dos mesmos; a familiarização com a estatística descritiva e a proximidade com representações. Tendo em vista que as competências estatísticas são fundamentais para a prática da cidadania, o projeto também busca auxiliar os jovens a desenvolverem habilidades para a interpretação autônoma, além de proporcionar-lhes uma forma de construir o conhecimento estatístico, como meio de aproximar alunos e professores, buscando com isso maior interação e comunicação entre os envolvidos, tornando assim o aprendizado dinâmico, divertido e atrativo. Este ambiente agradável de convívio e de aprendizagem, tem sido favorável para o desenvolvimento do Letramento Estatístico almejado, o qual vem mostrando resultados positivos como descrito acima.

 

 


Palavras-chave


Letramento estatístico; Projetos; Ensino fundamental.

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