Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Oficinas e elaboração de conteúdo para o Instagram do projeto de ensino “O hábito de estudar”
Sabrina Trevisan Schuster, Elaine Pires Salomão

Última alteração: 26-12-2022

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar as oficinas desenvolvidas no projeto de ensino “O hábito de estudar: o ato e os métodos para melhorar os processos de ensino-aprendizagem”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus Sertão/RS. O objetivo do projeto com as oficinas é desenvolver com os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior um trabalho pedagógico sobre técnicas de estudo, bem como, auxiliar os estudantes na construção de planos de estudos e adoção de estratégias de estudo, tendo por finalidade auxiliá-los ainda mais a ampliar a consciência em relação a como aprendem e como aprender a estudar. Desse modo, as oficinas podem ser solicitadas pelos coordenadores de cursos ou pelos professores com a anuência dos coordenadores. Já os atendimentos individualizados, podem ser solicitados pelos estudantes. É através das oficinas que é possível sensibilizar os discentes a criarem o hábito de estudar, além do ambiente escolar e informá-los de algumas técnicas de estudo para auxiliar nos momentos de estudo. A criação da oficina surgiu após haver alguns apontamentos dos coordenadores de cursos em relação às dificuldades de organização e planejamento de estudo dos estudantes. A oficina tem duração de duas horas, seguindo a técnica pomodoro, ou seja, a cada vinte e cinco minutos de explicação é feita uma pausa de cinco minutos de desfoque com ações de alongamento, assistir um vídeo, testes e desafios, e assim é o seu andamento. Existem dois questionamentos importantes no início da oficina que são: o que é estudar e o que é hábito de estudo. Depois cada estudante faz a sua colocação e a resposta é anotada no quadro, na sequência é realizada uma explicação do que é estudar e o que é hábito. Durante a apresentação é introduzida seis perguntas sobre a saúde física e mental, o ambiente de estudo, sono, tempo das atividades do dia a dia, plano de estudo e organização do tempo de estudo. Em cada pergunta a turma responde se sim, às vezes ou não, após cada questão faz-se uma explicação e no final cria-se o plano de estudo. Por meio dessas respostas realizou-se um  levantamento que indicou que 87,8 % dos estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados do Campus Sertão não possuem um plano de estudo. Portanto, é através desse direcionamento com as questões e explicações que a oficina desperta nos estudantes,  ações que são fundamentais para tornar o estudo um hábito. A partir das oficinas, o projeto criou o perfil do Instagram @estuda_if e começou a desenvolver conteúdos com o objetivo de estar próximo dos estudantes para informá-los sobre técnicas de estudos, dicas de filmes, livros, aplicativos, de como organizar as suas tarefas e consequentemente, tornar o estudo um hábito.


Palavras-chave


Oficina; Hábito; Estudo.

Texto completo: PDF