Última alteração: 18-11-2022
Resumo
O Projeto de Extensão Café com Paulo Freire Alvorada é parte de uma rede internacional de estudos sobre a obra de Paulo Freire. O Café com Paulo Freire nasceu em julho de 2018, em Porto Alegre/RS e, em 2020, iniciou suas atividades no Instituto Federal de Alvorada/RS como Projeto de Ensino dedicado a estudar o livro Pedagogia do Oprimido. Em 2021, torna-se Projeto de Extensão em celebração ao centenário do nascimento de Paulo Freire e, em 2022, segue atuante, após o retorno das atividades presenciais no campus, por meio do círculo de cultura. O círculo de cultura nasce, assim, com o intuito de aproximar o público docente e discente do Instituto Federal de Alvorada, do livro: Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido, bem como segmentos da comunidade, compreendidos enquanto: movimentos políticos; militantes sociais; educadores e educandos de cursinhos pré-vestibulares populares ou da rede pública de ensino, respeitando seus saberes prévios e aprofundando o debate democraticamente, a fim de superar a visão individualista e fragmentada de sociedade. A esperança, tema central do círculo, segundo Paulo Freire, é um imperativo existencial e histórico, portanto, necessita da práxis para tornar-se material. Porém, é possível ter esperança na conjuntura atual brasileira e, também, internacional? Os objetivos do círculo, que partem de assuntos e imagens atuais e de interesse da sociedade brasileira, são de integrar esses eixos de conhecimentos transversais com o tema. E também estudar, problematizar e dialogar com os participantes, construindo, coletivamente, uma visão crítica da realidade. Para tanto, adotamos a metodologia do círculo de cultura sistematizada por ele, baseada na horizontalidade da relação educador-educandos, comprometida com o respeito à diversidade, com a emancipação humana e a transformação social, por meio da participação ativa dos integrantes do círculo de cultura. É possível afirmar que os círculos de cultura são ferramentas que tem potência para atividades de extensão, pois aproximam, de forma dialógica, o campus e a comunidade. Concluímos que os círculos de cultura são espaços interdisciplinares promotores de reflexão crítica e de tomada de posição frente aos problemas sociais atuais e de sua superação, através da ação coletiva organizada.