Tamanho da fonte:
Laboratório de Matemática: Buscando estratégias para o aprender
Última alteração: 04-12-2022
Resumo
Diversos professores do IFRS - Campus Rio Grande, observam dificuldades dos alunos com suas disciplinas assim que os discentes ingressam no Ensino Médio. A disciplina de Matemática sempre apresentou uma problemática maior, visto que é um componente curricular cumulativo, ou seja, dificuldades geradas pelo Ensino Fundamental tendem a tornar o aprender Matemática mais complicado, o que em vários casos, também gera desinteresse para o estudo da mesma. O ano de 2022 foi o ápice para esse problema, pois temos estudantes oriundos de 2 anos seguidos de pandemia, causados pela COVID-19, período no qual as escolas trabalharam atendendo os estudantes de forma remota. Com isso, os alunos, que já apresentavam dificuldades, concluíram o Ensino Fundamental e vieram com uma carência ainda maior e mais expressiva. Desde 2019, é proposto no Campus Rio Grande um projeto de ensino a fim de prestar auxílio aos alunos que necessitam revisar conceitos matemáticos para superar suas dificuldades. Durante o ano de 2019, o projeto ofereceu aulas presenciais já nos anos 2020-2022, passou a oferecer aulas semanais realizadas remotamente na plataforma Google Meet. Em cada reunião, é trabalhado um conceito, começando do mais simples em direção ao mais avançado, além de terem a liberdade para realizarem questionamentos referentes às suas dúvidas. Fora das reuniões, também trabalhamos por meio da plataforma Google Classroom, na qual utilizamos com a intenção de proporcionar conteúdos extras referentes aos tópicos abordados nas aulas semanais, com vídeos explicativos produzidos pelo projeto de pesquisa “Laboratório de Matemática: Buscando estratégias para o aprender”. Além desses recursos supracitados, para os discentes calouros são proporcionados atendimentos presenciais com foco nos conteúdos abordados pela disciplina de Matemática, oferecida no primeiro ano do Ensino Médio. Juntamente com o formulário de inscrições, foi perguntado aos estudantes questões como, por exemplo, qual seria sua maior dificuldade com a matemática e quais conteúdos precisavam ser revistos, visando analisar as respostas para assim fornecer um material adaptado ao nível de dificuldade do discente. Com as respostas dadas a esses formulários, podemos direcionar os assuntos abordados e assim constatamos que o maior interesse em participar do projeto partiu dos alunos calouros da Instituição. Até o fim do projeto, buscamos sanar as dúvidas dos alunos na área da Matemática básica, para que eles possam seguir com seus anos acadêmicos com maior desenvolvimento, aproveitamento e até mesmo interesse, contribuindo desse modo, com o êxito desses estudantes dentro da Instituição.
Palavras-chave
Matemática; Ensino Fundamental; Metodologias diversificadas.
Texto completo:
PDF