Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
ITInErantE: integrando tecnologia, inovação e ensino através da extensão.
Marina Alves Cavinato, Elisangela Muncinelli Caldas, Carolina Vitória Rosanelli

Última alteração: 18-11-2022

Resumo



A tecnologia está intrinsecamente inserida na sociedade atual e é uma força determinante no avanço da Ciência.  Todavia, cursos de graduação relacionados a esse campo detém a menor procura quando comparados à área de saúde e bem-estar. Desta forma, para alcançar um país desenvolvido tecnologicamente, há a necessidade de promover práticas pedagógicas que incentivem os alunos nas áreas tecnológicas desde a educação básica. Partindo dessa ideia a impressão 3D surge como instrumento alternativo para práticas pedagógicas que envolvam e facilitem o aprendizado dos mais variados níveis de ensino e contribui para aproximar professores e alunos das áreas STEM. Nesse sentido, o projeto ITInErante: Integrando Tecnologia, Inovação e Ensino através da Extensão, tem como objetivo principal potencializar o processo de ensino aprendizagem utilizando como ferramenta a tecnologia de impressão 3D. O público-alvo são docentes e estudantes da Escola Estadual Carlos Fetter, em Farroupilha. Para esse fim, foram planejadas oficinas temáticas, em parceria com as professoras de Matemática e Ciências da escola. A primeira atividade realizada teve caráter introdutório, utilizando a temática “Sustentabilidade e usos múltiplos da água” para delinear a discussão, complementada por um jogo de tabuleiro elaborado pelos bolsistas unindo os conteúdos abordados na conversa anterior com a impressão 3D. A segunda ação do projeto contará com oficinas de Impressão 3D, com atividades práticas de manuseio da impressora e produção de peças que servirão de material didático. Em virtude de reafirmar o compromisso do IFRS de apoiar a comunidade local e auxiliar no desenvolvimento científico, tecnológico e profissional, vislumbra-se que as oficinas sejam replicadas em diferentes escolas de Farroupilha, fazendo da impressora Itinerante, como o nome sugere. Através dessa abordagem espera-se contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, fomentar o interesse de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental nas áreas de ciências da natureza e aproximá-los da tecnologia de impressão 3D.

 

 


Palavras-chave


Ensino aprendizagem; Tecnologia; Impressão 3D.

Texto completo: PDF