Última alteração: 04-12-2022
Resumo
Este trabalho apresenta discussões e resultados decorrentes da realização de cursos de ensino e extensão promovidos pelo Programa de Educação Tutorial - PET Matemática do IFRS campus Bento Gonçalves. No ano de 2022 foram ofertados três cursos: Curso de Matemática Básica – Os desafios do Ensino Técnico, no qual o público alvo foram estudantes ingressantes no Ensino Médio/Técnico do campus Bento Gonçalves, Minicurso de Calculadora Científica, para estudantes do IFRS e comunidade em geral e, Curso de Ferramentas Tecnológicas para Ensino de Matemática e Ciências, direcionado para comunidade externa. Todos os cursos realizados tiveram como objetivos oferecer formação complementar e continuada a diferentes públicos e, também, proporcionar experiências de iniciação à docência para os membros do programa. O curso para os ingressantes do ensino foi realizado na modalidade a distância com tutoria pela plataforma Moodle, ao longo de duas semanas, totalizando 40 horas. Foram duas edições, sendo uma nas duas semanas que antecederam o início do ano letivo e uma logo após o início, para aqueles que não foram contemplados na primeira edição. O minicurso de calculadora, por sua vez, foi realizado em duas edições: uma presencial e uma remota pela plataforma do Google Meet. Já o curso de ferramentas tecnológicas foi realizado na modalidade EAD com tutoria, via Moodle, com duração de 30 horas ao longo de um mês. As sequências didáticas foram elaboradas pelos bolsistas com revisão do tutor ou revistas e aprimoradas em relação a edições anteriores. Tais sequências contam com ampla diversidade de materiais tais como tutoriais em pdf, videoaulas, applets dinâmicos entre outros que potencializam e diversificam o aprendizado. Os cursos foram ofertados conforme demanda da comunidade interna e externa do IFRS, sempre prezando pela qualidade do material ofertado. Com base nos objetivos do grupo, os resultados podem ser considerados satisfatórios, pois fortaleceram o trabalho em equipe e proporcionaram grande aprendizado aos bolsistas participantes. Já com relação ao público alvo, percebemos que quando realizados de forma presencial, o número de concluintes e o engajamento é maior em relação ao número de inscritos. Já na modalidade EAD alcançamos público bem maior e de localidades que não alcançaríamos se presencial. Entre os três cursos, mais de duzentos estudantes foram certificados no ano de 2022. Os cursos de formação complementar e continuada são ações do grupo PET Matemática que se alinham com as prerrogativas do programa no que diz respeito ao desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável e a formação acadêmica de excelência em nível de graduação.