Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Monitoria de matemática como ferramenta de ensino visando a aprendizagem mais significativa
Brenda Dos Santos, Juliane Donadel, Samira Marques

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Depois de dois anos de pandemia e aulas remotas, as atividades presenciais foram gradativamente retomadas, e com isso, percebe-se o impacto que esse período pandêmico causou nos alunos em diversos quesitos. Dentre eles, evidencia-se a dificuldade em Matemática, que os alunos já apresentavam antes desse período, mas que se potencializou devido a diversos fatores, incluindo, falta de interação entre aluno - professor - colegas, barreiras tecnológicas, situação familiar e muitas vezes de saúde, dentre outras. Percebe-se que, mesmo com atendimento individualizado prestado pelo professor que ministra as disciplinas, os alunos ainda apresentam muita dificuldade de aprendizagem, levando em alguns casos à reprovação. No entanto, o raciocínio lógico e a capacidade de pensar e resolver problemas matematicamente são de extrema importância dentre os cursos oferecidos no campus. Diante desse contexto, a monitoria mostra-se uma ferramenta importante para minimizar esse déficit. O principal objetivo é proporcionar situações de aprendizagem diferenciadas, auxiliando de maneira dinâmica e estimulante, os alunos que apresentam dificuldades nas disciplinas que envolvem raciocínio lógico matemático. O projeto é baseado na resolução de exercícios e atendimento às necessidades particulares. Primeiramente, os monitores recebem orientações e material didático para que possam estudar e utilizar com os alunos. O bolsista deve resolver as listas de exercícios, pesquisar atividades práticas relacionadas à teoria; utilizar recursos de informática para facilitar a compreensão de alguns conceitos, além de buscar maneiras alternativas de resolver os exercícios e explicar aos alunos, contando com os recursos didáticos disponíveis e com a orientação e o apoio dos professores envolvidos no projeto. As tarefas são desenvolvidas em grupos e individualmente. Os recursos didáticos são compostos por livros disponíveis na biblioteca, softwares computacionais, além de materiais concretos adquiridos e/ou construídos com recurso financeiro solicitado pelo projeto. A avaliação é contínua, através da participação dos alunos nas atividades propostas, contando com feedback dos monitores, além das avaliações regulares dos professores em sala aula. É possível afirmar, parcialmente, que o projeto obteve uma boa adesão entre os estudantes do campus, despertando-lhes interesse na disciplina referida e seus conteúdos, melhorando seu desempenho escolar. Além disso, atualmente há maior participação dos alunos quando comparado com período anterior à pandemia, em que projetos semelhantes eram oferecidos, mas não havia participação dos estudantes. Ademais, a monitoria tem importante papel na formação do discente, contribuindo para desenvolvimento humano e social, pois além da socialização de conhecimentos com colegas, trabalha-se na construção de materiais didáticos e na manutenção de site sobre a participação das mulheres na história da Matemática. Assim, espera-se que a monitoria contribua de maneira contínua na aprendizagem de matemática, estimulando a cooperação entre os estudantes, além da divulgação da representatividade feminina nessa ciência.

Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Ensino Médio.

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