Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Laboratório de Matemática: buscando estratégias para minimizar as perdas de aprendizagem
Breno Xavier de Paula, Aline Cardoso de Oliveira Macedo, Lúcia Andreia de Souza Rocha

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


O aprendizado de Matemática tem caráter cumulativo, devido a essa realidade muitos estudantes, por terem lacunas nos seus aprendizados, têm dificuldade nessa disciplina ao ingressar no Ensino Médio. Por isso que o  Projeto de Pesquisa “Laboratório de Matemática: buscando estratégias para o aprender” tem por objetivo principal buscar e desenvolver materiais didáticos que promovam a reconexão e consolidação de conceitos matemáticos de nível fundamental necessários para a construção de novos conhecimentos. Os materiais produzidos neste projeto são ofertados aos estudantes que fazem parte do Projeto de Ensino “Laboratório de Matemática: revisitando conceitos e explorando possibilidades para o aprender” que foi idealizado para  atender a comunidade discente dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Rio Grande interessados em compreender conceitos da Matemática básica, mas tem como clientela principal os estudantes do primeiro ano. Percebemos que, após o período de distanciamento social e em decorrência do ensino remoto, o número de discentes com dificuldades de compreensão e aplicação de conceitos matemáticos aumentou e seu repertório diminuiu. Consequentemente, a necessidade de um projeto voltado para este grupo passou a ser latente, a fim de diminuir o número de evasões e elevar o desempenho acadêmico, não somente em matemática mas nas mais diversas áreas. Para isso, inicialmente consultamos os estudantes sobre os conteúdos que julgavam necessários. De posse dessas informações, produzimos vídeos com o propósito de disponibilizar o conhecimento de forma desacelerada, com a narração do material, passo a passo, de forma que o conteúdo é expresso em um rito que facilita o entendimento dos conhecimentos, começando com a teoria, passando por operações dessa teoria e finalizando com aplicações da teoria abordada no material. Para a produção desses vídeos fazemos pesquisa em livros didáticos e usamos softwares e ferramentas digitais voltados ao desenvolvimento e apresentação de conteúdos audiovisuais, tais como: google slides, Pixlr, gravador de tela nativo do Windows e OpenShot Video Editor.  Até o momento já estão finalizados os vídeos sobre Soma e Subtração, Multiplicação e Divisão, Operações com Radicais e Operações com Monômios. Também intencionamos prosseguir produzindo mais vídeos ou outros recursos, de acordo com as preferências dos estudantes do projeto parceiro e investigar através de um formulário se eles foram efetivos para os estudantes e, a partir destes resultados, direcionar a produção de outros materiais e desse modo contribuir para o êxito desses estudantes dentro da instituição.

Palavras-chave


Matemática; Tecnologias na Educação; Aprender.

Texto completo: PDF