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PET-Matemática e Educação Maker na escola: Uma proposta de inovação no ensino
Camila Dal Ponte, Delair Bavaresco, Aline de Vargas Zich, Cristian Doring Molon, Eduarda Casanato Aires

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Este trabalho apresenta resultados do desenvolvimento de um projeto de Educação Maker em uma escola pública de educação básica, realizado pelo Programa de Educação Tutorial – PET Matemática e pelo Laboratório Maker PIPA IFmakeRS do Campus Bento Gonçalves do IFRS em parceria com a Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, no município de Bento Gonçalves. Com base no princípio teórico metodológico da Aprendizagem Baseada em Projetos e da Educação Maker, a proposta buscou tornar a sala de aula um ambiente de experimentação e aprendizagem criativa. Após a proposta ser apresentada aos professores da escola parceira, muitos sem mostraram interessados e dispostos a aderir a Educação Maker em suas aulas. Porém, essa metodologia, por ser nova e desconhecida para a maior parte da comunidade escolar, acabou recaindo em uma dúvida: “o que e como fazer?”. A partir de relatos de docentes sobre dificuldades mais recorrentes, o conceito e operações entre frações foi elencado como prioridade. Diante disso, o grupo de bolsistas elaborou uma “oficina de frações” com tema no sistema monetário, ou seja, as frações da unidade de real, os centavos. Os estudantes foram instruídos a construírem seu próprio material, ou seja, um quadrado com 100 unidades correspondente a um real e outros retângulos e quadrados correspondentes as moedas de 50, 25, 10 5 centavos. Além deste, foi confeccionado outro material que relaciona frações com horas e minutos, ambos para exploração de partes do todo, frações equivalentes e soma de frações.  Após a construção do material, coordenado pelo professor da turma, com uso de papelão e tinta o grupo de bolsistas se deslocou até a escola para realizar a oficina com uma série de questionamentos, comparações e deduções. Diante da experiência, o grupo avaliou que a proposta é eficiente para a construção do aprendizado significativo, mas que demanda de ajustes, sobretudo pela proposta de uso sequencial dos dois materiais para consolidação de conceitos. Além disso, o grupo entende que propostas que envolvam os estudantes, desde a concepção e abordagem de temas de forma visual, contribuem para a aprendizagem e instigam os alunos pela curiosidade e pela ruptura do processo tradicional. O desenvolvimento da ação possibilitou a iniciação à docência perpassando o planejamento, experimentação e avaliação, além de entrar em contato diretamente com o ambiente escolar. Visto que, até o momento, o projeto não finalizou, vislumbramos ações futuras, como a construção de maquetes e mapas cartográficos em escalas, de modo que os conceitos de razão e proporcionalidade estão como norte para a atividade. A iniciativa de Educação Maker na escola, do grupo PET Matemática, se alinha com as prerrogativas do programa com relação ao desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável e a formação acadêmica de excelência em nível de graduação.

Palavras-chave


iniciação à docência; frações; aprendizagem significativa

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