Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática básica
Augustho Della Giustina Tallamini, Marcelo Maraschin de Souza

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Projetos de monitoria são de grande importância para a instituição, pois contribuem com o processo de permanência e êxito dos estudantes. Em geral, projetos de monitoria apresentam resultados positivos pela relação dos estudantes com os monitores, que normalmente é muito amigável. Assim, considera-se a utilização de monitorias no processo de ensino e aprendizagem. O IFRS Campus Vacaria conta com quatro projetos de monitorias, totalizando cinco monitores, que estão disponíveis para encontros presenciais e, se necessário, online. A matemática é uma das áreas que os alunos apresentam grande dificuldade, principalmente após, aproximadamente, dois anos de ensino remoto, que defasou significativamente a aprendizagem. O projeto de monitoria de matemática básica para os alunos do IFRS Campus Vacaria visa promover a permanência dos estudantes na instituição e posterior aprovação dos mesmos, colaborando com a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos cursos ofertados e, também, contribuir com os docentes nas disciplinas de matemática através do auxílio em sala de aula. Os atendimentos da monitoria de matemática são realizados em três dias por semana presencialmente no IFRS Campus Vacaria. Além disso, o monitor participa de algumas aulas dos cursos integrados ao ensino médio em agropecuária e multimídia, com o intuito de auxiliar o professor em atividades e os alunos em dúvidas dos exercícios propostos em aula. Durante as monitorias, até o presente momento, foram estudados assuntos diversos, mas especialmente assuntos de base matemática e alguns assuntos do componente curricular corrente, exemplo: plano cartesiano, frações, inequações, conjuntos, funções do primeiro grau, função do segundo grau, sistemas lineares, estatística, trigonometria, teorema de Pitágoras, teorema de Tales, semelhança de triângulos, números complexos e análise combinatória. O monitor percebeu bastante dificuldade de alguns alunos em conteúdos de matemática básica. Ressalta-se também que os alunos têm preferência pelo atendimento de matemática, com relação às outras disciplinas, talvez por ser o componente curricular em que eles apresentam maior defasagem. Os alunos que frequentam os horários têm apresentado melhora no aprendizado dos assuntos tratados, porém, os alunos que apresentam defasagem em matemática básica apresentam baixa frequência nas monitorias. Logo, espera-se que até o final do projeto os alunos que mais frequentaram as monitorias consigam recuperar minimamente suas notas e alcancem êxito nas disciplinas de matemática. O monitor pode notar que o projeto auxiliou na melhoria do seu raciocínio lógico e que, ao ajudar os alunos com determinado assunto, também tem aperfeiçoado a sua própria compreensão. Finalmente, conclui-se que a monitoria de matemática do IFRS Campus Vacaria tem conseguido auxiliar os alunos interessados e tem promovido a integração dos alunos do Campus, promovendo uma sensação de pertencimento ao ambiente de estudo. Pretende-se continuar replicando este projeto nos próximos anos.

Palavras-chave


Educação; Matemática; Monitorias.

Texto completo: PDF