Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Atlas virtual sobre Helmintos
Diogo Souza Silva, Jeonice Werle Techio, Maisa Naeher, Júlia Presotto Pedron, Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Os parasitas estão presentes em toda parte e com uma imensa diversidade, por isso é muito importante ter conhecimento sobre alguns dos principais representantes desses grupos. Na graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas torna-se essencial que os acadêmicos tenham contato com esses animais através de aulas práticas. O período da pandemia dificultou muito o ensino, devido à falta de materiais para as aulas práticas virtuais e a impossibilidade do uso das lâminas presencialmente. Novas metodologias de ensino são fundamentais para atingir não somente bons resultados em avaliações, mas a real compreensão por parte do discente que pode levar seus aprendizados para a vida. Então, a ideia da elaboração deste atlas virtual surgiu como uma solução para esse cenário. O trabalho tem por objetivo facilitar o acesso a imagens de lâminas permanentes de parasitas para estudo e uso em aulas práticas virtuais. Ao observar a ausência de materiais digitais sobre parasitologia, usou-se o conteúdo de lâminas presentes no IFRS-Campus Sertão, para elaborar o atlas virtual, contendo a classificação de cada uma das estruturas. A metodologia consistiu na catalogação de dois estojos de parasitologia, sendo um deles da marca MogiGlass, contendo  20 lâminas e o segundo estojo da marca Tek Lici, contendo 30 lâminas, as quais foram fotografadas no microscópio nos aumentos de 40x, 100x e 400x. Tais fotos foram utilizadas para a confecção do atlas, e para a identificação dos parasitas e suas partes foram usadas bibliografias específicas da área. Portanto, a confecção do atlas virtual  proporciona maior agilidade na elaboração e organização de aulas práticas presenciais e virtuais, e também instiga o discente à pesquisa. Espera-se que o material elaborado auxilie os docentes no ensino, e também os discentes no processo de ensino e aprendizagem sobre esse assunto.

Palavras-chave


Lâmina virtual; nematóides; platelmintos

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