Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Conexões PET: os impactos da pandemia da Covid-19 nos grupos do Programa de Educação Tutorial dos Institutos Federais
Willian Axl Espindola, Celson Roberto Canto Silva, Laíse da Silva Durante, Aline Farias de Oliveira, Bárbara Pereira Vidal, Moacir Vargas Gaspar, Adolfo Pereira Bielewski

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa federal que atua no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão nas instituições educacionais de ensino superior, sendo que a presença do PET nas instituições brasileiras é relevante para a formação pessoal e profissional dos bolsistas. O PET é organizado em grupos formados por estudantes de graduação e um professor tutor. Mas então, como estão organizados os grupos PET dos Institutos Federais? Com base nesse questionamento e na observação da pouca presença desses grupos nos eventos relacionados ao programa, foi proposta a presente pesquisa. Neste sentido, esta pesquisa tem como finalidade caracterizar o perfil e o funcionamento dos grupos PET dos Institutos Federais (IFs), bem como os desafios e possibilidades durante a realização das suas ações, além de investigar como ocorrem as relações internas e externas ao grupo, e qual a importância do PET no desenvolvimento pessoal de seus integrantes. Neste resumo será tratado sobre como as ações dos grupos foram desenvolvidas durante a pandemia da Covid-19, assim como as possíveis dificuldades enfrentadas e como foram solucionadas. Inicialmente, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa do IFRS, que solicitou que fossem enviados Termos de Consentimento para todos os campi dos IFs que possuíssem grupos PET, sendo que dos 31 IFs contactados, apenas 11 retornaram aprovando a aplicação da pesquisa, reduzindo a amostra de 36 grupos para 13. Após isso, foi enviado a esses grupos um questionário elaborado via Google Forms, com um total de 51 questões, o qual deveria ser respondido em grupo. Por fim, após diversas tentativas de contato (e-mail, telefone, etc.), obtivemos o total de sete questionários respondidos. Com base nas respostas obtidas, foi possível observar que todos os grupos tiveram seus projetos impactados de alguma maneira durante a pandemia, sendo que seis grupos relataram que precisaram cancelar algum planejamento, e que esses acabaram sendo substituídos por outros projetos. Além disso, os grupos demonstraram que houve uma certa dificuldade em relação à adaptação das atividades para a forma remota, devido ao distanciamento dos bolsistas por causa da falta de contato e da falta de coletividade, além de outros problemas como a instabilidade da internet, fato que dificultou a realização das reuniões e eventos online. No momento estão sendo avaliadas as demais questões abordadas no questionário, de modo que esta avaliação será apresentada integralmente no evento, traçando um perfil dos PETs da rede de ensino profissional e tecnológica.


Palavras-chave


Perfil; Pesquisa; Grupo

Texto completo: PDF