Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Turma Virtual do SIGAA: A capacitação docente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Mara Lisiane Sievert, Aline Grunewald Nichele

Última alteração: 21-11-2022

Resumo


Introdução

Nas instituições de ensino, o sistema acadêmico tem a função de informatizar os processos de trabalho inerentes à gestão acadêmica. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um sistema acadêmico desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O SIGAA é composto por módulos acadêmicos, entre eles, o Módulo Técnico, Técnico Integrado, Graduação, Lato Sensu, Stricto Sensu e Formação Complementar reúnem informações sobre os cursos da instituição de ensino. Estes módulos estão vinculados a portais específicos como o portal docente. O portal docente reúne informações relativas aos docentes nas atividades acadêmicas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão, entre outros.

Em relação às atividades de ensino, o portal docente propicia o gerenciamento do módulo Turma Virtual. A turma virtual tem a função de fazer os registros acadêmicos através do cadastro do plano de ensino, conteúdos das aulas, frequências e notas. Para além da função de registro acadêmico, a Turma Virtual também pode ser utilizada como Ambiente Virtual de Aprendizagem, funcionalidade que permite o cadastro de arquivos de aula, chat, fóruns, enquetes, tarefas, questionários e outros.

O SIGAA foi concebido no ambiente de uma universidade, a UFRN. Desta forma, em alguma medida se difere em termos organizacionais das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT)[1]. Em especial no que se refere à estrutura, as instituições da RFEPCT têm natureza multicampi. Sabendo disso as capacitações aos docentes sobre a Turma Virtual do SIGAA trazem ainda maior importância. A capacitação dos docentes é o caminho para construção da práxis, ancorada no trabalho como princípio educativo, em que o trabalho tem caráter formativo e a educação como ação humanizadora, desenvolvendo-a através da integração de teoria e prática, a fim de superar conhecimentos fragmentados (CIAVATTA, 2005). Apresentada a importância e no contexto de uma pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica busca-se melhorar o projeto de capacitação dos docentes no IFRS.

 

Objetivo

O objetivo deste trabalho é compreender como as instituições da RFEPCT realizam as capacitações aos docentes sobre o módulo Turma Virtual do SIGAA.

 

Metodologia

Neste estudo foi utilizada a pesquisa documental, caracterizada por “tomar como fonte de coleta de dados apenas documentos, escritos ou não, que constituem o que se denomina de fontes primárias” (MARCONI; LAKATOS, 2017, p.203). O recorte da pesquisa buscou investigar e analisar por meio dos portais de 15 instituições da RFEPCT - site da Reitoria e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) - documentos das capacitações sobre a Turma Virtual do SIGAA. As categorias para análise incluíram: o formato da capacitação, responsáveis, tipos de materiais, conteúdos, se tem relação pedagógica com a Organização Didática da instituição, se possui FAQ (Perguntas e Respostas) e sistema para testes aos usuários.

 

Resultados

A RFEPCT é composta por 53 instituições federais de ensino[2]. A partir do portal de cooperação da UFRN identifica-se que 15 destas instituições utilizam o SIGAA (Figura 1).

Figura 1 - Instituições federais de ensino que utilizam o SIGAA

 


Palavras-chave


Educação profissional e tecnológica; SIGAA; Capacitação.

Texto completo: PDF