Última alteração: 21-11-2022
Resumo
O uso da literatura em aulas de língua inglesa como língua estrangeira possibilita que os alunos conheçam novas realidades culturais e reflitam sobre si mesmos e sobre questões sociais relevantes. Percebe-se, todavia, a falta de uma teorização que sustente o ensino da língua inglesa com textos literários, de modo que os tópicos linguísticos abordados sejam articulados com a literatura em atividades de leitura e interpretação. É notável, nas propostas de uso da literatura em aulas de língua inglesa, o objetivo de promover o interesse dos estudantes pela leitura, além de contemplar as habilidades no idioma, possibilitando até mesmo atividades de compreensão oral, de fala e de escrita. Entretanto, aspectos linguísticos necessários para que haja uma compreensão mais aprofundada do texto, quando são abordados, normalmente resultam em um distanciamento absoluto da experiência literária. Tendo isso em vista, esta pesquisa apresenta um foco inicial na investigação a respeito do que se tem estabelecido sobre o ensino de leitura em língua estrangeira, com o objetivo maior de desenvolver subsídios teóricos e metodológicos para professores de língua inglesa que desejam trazer a literatura para a sala de aula. Utilizando uma metodologia qualitativa e bibliográfica acerca das abordagens e métodos que preconizam o uso da literatura em aulas de língua inglesa, este trabalho realiza uma revisão dos principais conceitos e princípios metodológicos estabelecidos sobre o uso da literatura nesse contexto. Até o momento, os resultados apontam que, apesar da relevância das abordagens analisadas para um melhor aproveitamento do texto literário, o estudo de itens linguísticos necessários à compreensão do texto tende a ficar em segundo plano ou acontece de forma indireta. Conclui-se, com isso, que é necessário o desenvolvimento de proposições metodológicas capazes de efetivamente integrar aspectos linguísticos aos literários, e vice-versa, a fim de permitir que os alunos explorem os textos literários de forma mais ativa e proficiente.