Última alteração: 21-11-2022
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver práticas pedagógicas voltadas para a tarefa educativa na educação básica por meio da Educação 4.0. A educação 4.0 consiste em uma nova forma de concepção da educação escolarizada, diretamente ligada ao advento da Quarta Revolução Industrial. Entre seus pilares está a incorporação de recursos tecnológicos às práticas pedagógicas como forma de se relacionar no mundo e com o mundo. A tarefa educativa, de acordo com Biesta (2021; p. 34), está comprometida em despertar no outro ser humano o desejo de querer existir no e com o mundo de uma forma adulta, isto é, como sujeito. Para atingir tal objetivo, desenvolve-se uma pesquisa-ação. A finalidade da pesquisa-ação é “buscar uma solução coletiva para uma determinada situação-problema” (FILLIPO, ROQUE, PEDROSA, 2021, p. 3). O projeto foi desenvolvido em conjunto com professores e professoras de uma escola municipal da rede de Porto Alegre. Com a pesquisa-ação, buscou-se avançar no conhecimento científico por meio do levantamento e exploração de recursos tecnológicos que possibilitassem o desenvolvimento de práticas pedagógicas autorais. As interações com os professores, sujeitos da pesquisa, aconteceram por meio de encontros virtuais mensais via Google Meet, momento em que foi exercitada a escuta dos professores em relação às suas práticas pedagógicas, interesses em relação ao tema do projeto e delineamento das ações futuras da pesquisa. Como produto final, foi publicado um e-book sobre a Educação 4.0, denominado Educação 4.0: Pesquisa, Professores e Escola, que teve como objetivo problematizar o uso das tecnologias digitais na Educação Básica no século 21 e propor possibilidades para a formação continuada de professores no que confere à inserção das tecnologias digitais na educação escolarizada.