Última alteração: 02-02-2022
Resumo
U
ma das consequências sofridas por nossa sociedade, por conta da pandemia do Corona vírus, foi e suspensão das atividades presenciais de ensino no mundo, visando diminuir o contato social, a proliferação do vírus para frear a contaminação das pessoas. O impacto dessas medidas afetou drasticamente a área da educação, obrigando uma adaptação dos profissionais da educação e estudantes à nova realidade, muitos deles despreparados. Docentes tiveram que reavaliar suas práticas pedagógicas com a realidade do meio em que estavam inseridos, e tiveram que buscar alternativas didáticas para garantir um ambiente remoto que fosse viável e proporcionasse um ensino de qualidade e inclusivo. Este processo exigiu mudanças de metodologias de ensino e uso mais intensivo de recursos educacionais digitais, de forma a propiciar flexibilidade e conseguir atender a demanda de uma maior quantidade de estudantes e minimizar os prejuízos causados pelo distanciamento. Por exemplo, a inserção de atividades digitais mais lúdicas constitui uma excelente estratégia para preencher essa lacuna e contribui satisfatoriamente para o aprendizado. Propostas de atividades diferenciadas são muito bem aceitas pela imensa maioria dos estudantes, onde conceitos e atividades quando trabalhados conjuntamente acabam por ser indissociáveis, levando a uma adaptação muto rápida e facilitada. Diante desse desafio, o objetivo desse trabalho foi pesquisar novas alternativas pedagógicas, baseadas em ferramentas digitais e experimentos de fácil realização e aplicá-las nas aulas de química dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS - Campus Restinga. Resultados parciais demonstraram que a implementação dessas metodologias contribuem significativamente para a motivação da aprendizagem no ensino remoto, mantendo a conexão entre teoria e prática, sendo muito bem recebidas pelos estudantes.
Link do vídeo:
https://youtu.be/aPRaCEdRcXA