Última alteração: 02-02-2022
Resumo
LIMA, Lívia*2 ; MENIN, Renata 3 ; ZIMMERMANN, Thalita4 ; KOEFENDER, Vanderlei5 1Parte do projeto “Avaliação da separação de resíduos domésticos no município de Vacaria” - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Vacaria. *autor para correspondência: [email protected]. 2Aluna do Curso Técnicos em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio; Bolsista de ensino. 3Aluna de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas; Bolsista voluntária de ensino. 4Orientadora: [email protected] 5Colaborador do Projeto: [email protected]
Atualmente, um dos grandes desafios ambientais da sociedade, devido ao crescimento populacional e o desenvolvimento econômico, é o aumento da geração dos resíduos sólidos. Dessa forma, o projeto de ensino intitulado “Avaliação da separação de resíduos domésticos no município de Vacaria” teve como objetivo realizar uma pesquisa sobre a separação de resíduos domésticos, através de um questionário para as turmas do ensino médio do IFRS Campus Vacaria. Assim, foi possível avaliar a forma de separação dos resíduos produzidos pelas famílias dos estudantes e se os resíduos orgânicos são destinados à compostagem. O questionário, confeccionado através do Google Forms, foi aplicado aos estudantes dos primeiros e quartos anos dos Cursos Técnicos em Multimídia e Agropecuária Integrados ao Ensino Médio do IFRS Campus Vacaria. No questionário havia 13 perguntas, em que as principais foram: como é a residência que o estudante mora; se realiza separação dos resíduos em orgânicos e secos; se não ocorre, qual é o motivo; qual é destino desses resíduos; se o destino for a composteira, qual é o tipo; se já estudaram sobre compostagem. Após a obtenção dos dados, foram gerados gráficos. Responderam o questionário 50 alunos, 24 do primeiro e 4 do último ano do curso técnico em Agropecuária, já entre os discentes do curso técnico em Multimídia responderam 15 alunos do primeiro e 7 do último ano. Sobre o interesse em aprender sobre compostagem, grande parte dos estudantes de Agropecuária, primeiro (67%) e quarto ano (75%), e Multimídia, quarto ano (57%), respondeu que não tem conhecimento sobre os métodos, mas têm interesse em aprender. A maioria (53%) dos estudantes do primeiro ano de Multimídia respondeu que conhecem os métodos, mas que gostariam de aprender mais sobre compostagem. Agropecuária (13%) e do quarto ano de Multimídia (29%) responderam não ter interesse. Em relação a separação dos resíduos orgânicos, os estudantes responderam que o destino principal é a lixeira, sendo que a compostagem é realizada em cerca de 20% das residências, com pouca diferença entre os cursos e o ano de ensino. Nenhum respondeu que realiza queima dos resíduos. Os tipos de compostagem realizadas são composteira seca e o enterramento. Apesar da maioria dos estudantes do ensino médio acreditarem que a separação dos resíduos e a compostagem apresentam grande impacto na preservação ambiental, cerca de um quarto dos alunos ainda não realiza periodicamente ou não realiza a separação dos resíduos.Como a maioria dos estudantes não realiza a compostagem, acredita-se que seria importante que este assunto, além da separação dos resíduos, sejam abordados nos anos finais da educação básica, o que pode ocorrer através da aplicação de materiais didáticos sobre os principais métodos de compostagem, como foco no clima da região, para incentivar essas práticas e a responsabilidade ambiental dos alunos
. Link do YouTube: https://youtu.be/TbqaDuF9FWg
Palavras–chave: Compostagem; Resíduos orgânicos; Separação de resíduos