Última alteração: 02-02-2022
Resumo
A situação de pandemia da Covid-19 impôs a necessidade de repensar as práticas educacionais a partir da implementação provisória do ensino remoto devido às medidas sanitárias de isolamento e distanciamento social. Para propor soluções e dar continuidade ao ensino no cenário atual, o projeto de ensino "Elaboração e adaptação de materiais didáticos com recursos tecnológicos para aulas de Língua Inglesa", em andamento no câmpus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, busca desenvolver atividades significativas e contextualizadas, que motivem a aprendizagem do aluno com base no uso de Recursos Educacionais Digitais (RED). Fundamentado nas metodologias ativas, o objetivo deste trabalho é examinar o uso do recurso PlayPhrase.Me, um site no qual, através de uma ferramenta de busca, podem-se encontrar cenas de séries, filmes e reality shows que contenham uma palavra, frase ou estrutura gramatical específica. Para exemplificar a utilização dessa plataforma, desenvolveu-se diversas tarefas sobre os conteúdos ministrados na disciplina de Língua Inglesa (LI), aplicada aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado, que consiste em identificar, nas cenas cinematográficas selecionadas, se os adjetivos utilizados nos diálogos estão na forma comparativa de inferioridade, igualdade ou superioridade. As atividades elaboradas com esse RED trabalham diretamente compreensão auditiva no idioma, mas também podem ser reordenadas para praticar outras habilidades da língua. A partir do apelo audiovisual e da língua em uso, o aprendiz tende a despertar um maior interesse e motivação para realizar as tarefas, considerando que o uso dos clipes obtidos no site muitas vezes dialogam com as preferências do próprio estudante, tornando a aprendizagem mais atrativa. Diante disso, compreendemos a importância de elaborar e adaptar materiais didáticos, propondo atividades a partir das metodologias ativas e do uso de RED para o ensino e aprendizagem de LI.
https://www.youtube.com/watch?v=W71zK8epkxU