Última alteração: 02-02-2022
Resumo
A disciplina de corrente alternada do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Rio Grande, apresenta altos índices de reprovação e evasão nos segundos ano/semestre nas modalidades de ensino integrado e subsequente. Alguns fatores que afetam o desempenho dos alunos são, a dificuldade na compreensão de conceitos da física e matemática, a grande quantidade de conteúdos trabalhados e o elevado número de discentes. Dessa forma, este projeto tem o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pela disciplina, auxiliando na compreensão dos conhecimentos através de uma ampliação dos horários de atendimento, proporcionando um contato e consequentemente uma troca de experiências com alunos que já realizaram a disciplina. Devido à pandemia, o projeto está sendo desenvolvido de forma remota e conta com dois alunos do curso como bolsistas, que auxiliam nas atividades da disciplina nas duas modalidades de ensino, visando motivar e manter a permanência dos alunos. O ensino remoto trouxe inúmeros desafios aos participantes do projeto, pois, além das dificuldades já citadas que afetam o aprendizado dos estudantes, há também as dificuldades do estudo remoto, como o acesso limitado à internet, espaços não apropriados ao estudo, falta de recursos e a inibição dos alunos durante os encontros síncronos. Para contornar estas dificuldades e manter o interesse e a participação dos estudantes, estão sendo desenvolvidas as atividades a seguir: atualização de apostilas; listas de exercícios mais acessíveis; disponibilização de arquivos de mídias digitais; elaboração de quadros resumos, através da plataforma Whiteboard; busca por simulações de qualidade, assim como o desenvolvimento das mesmas; ampliação dos horários de atendimento em diferentes plataformas (Google Meet, Whatsapp, e-mail e fórum da plataforma Moodle). Através do diálogo com os alunos da disciplina estão sendo levantados pontos positivos e negativos da disciplina, como pontos positivos, os alunos ressaltaram a grande oferta de horários de atendimento, diversidade e qualidade de materiais disponibilizados e listas de exercícios mais acessíveis. Como ponto negativo, apontaram o tempo reduzido para realização de algumas atividades. Pode-se concluir, até o presente momento, que as atividades desempenhadas pelos bolsistas têm colaborado para despertar um maior interesse dos alunos pelos assuntos trabalhados, que fica evidenciado pela participação destes nas aulas.
https://youtu.be/lKckgqQkYhg