Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de materiais para a disciplina de corrente alternada do curso técnico em eletrotécnica
Kevin Schivittez da Cunha, Rodrigo Gehrke Tonin, Rafael Santana Machado, José Eli Santos dos Santos, Thiago dos Santos da Fonseca

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A disciplina de corrente alternada do Curso Técnico em Eletrotécnica do Campus Rio Grande, apresenta altos índices de reprovação e evasão nos segundos ano/semestre nas modalidades de ensino integrado e subsequente. Alguns fatores que afetam o desempenho dos alunos são, a dificuldade na compreensão de conceitos da física e matemática, a grande quantidade de conteúdos trabalhados e o elevado número de discentes. Dessa forma, este projeto tem o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pela disciplina, auxiliando na compreensão dos conhecimentos através de uma ampliação dos horários de atendimento, proporcionando um contato e consequentemente uma troca de experiências com alunos que já realizaram a disciplina. Devido à pandemia, o projeto está sendo desenvolvido de forma remota e conta com dois alunos do curso como bolsistas, que auxiliam nas atividades da disciplina nas duas modalidades de ensino, visando motivar e manter a permanência dos alunos. O ensino remoto trouxe inúmeros desafios aos participantes do projeto, pois, além das dificuldades já citadas que afetam o aprendizado dos estudantes, há também as dificuldades do estudo remoto, como o acesso limitado à internet, espaços não apropriados ao estudo, falta de recursos e a inibição dos alunos  durante os encontros síncronos. Para contornar estas dificuldades e manter o interesse e a participação dos estudantes, estão sendo desenvolvidas as atividades a seguir: atualização de apostilas; listas de exercícios mais acessíveis; disponibilização de arquivos de mídias digitais; elaboração de quadros resumos, através da plataforma Whiteboard; busca por simulações de qualidade, assim como o desenvolvimento das mesmas; ampliação dos horários de atendimento em diferentes plataformas (Google Meet, Whatsapp, e-mail e fórum da plataforma Moodle). Através do diálogo com os alunos da disciplina estão sendo levantados pontos positivos e negativos da disciplina, como pontos positivos, os alunos ressaltaram a grande oferta de horários de atendimento,  diversidade e qualidade de materiais disponibilizados e listas de exercícios mais acessíveis. Como ponto negativo, apontaram o tempo reduzido para realização de algumas atividades. Pode-se concluir, até o presente momento, que as atividades desempenhadas pelos bolsistas têm colaborado para despertar um maior interesse dos alunos pelos assuntos trabalhados, que fica evidenciado pela participação destes nas aulas.

https://youtu.be/lKckgqQkYhg

Palavras-chave


Ensino;Desenvolvimento;Circuitos

Texto completo: PDF