Última alteração: 15-12-2021
Resumo
A pandemia do novo coronavírus afetou diversos setores mundiais, mas, com certeza, um dos mais afetados acabou sendo o econômico. Com isso, diversos comércios tiveram que fechar por não terem como se manter ou não saberem se adaptar às mudanças trazidas. Felizmente, o projeto de consultoria a pequenos negócios afetados pela pandemia de COVID-19 conseguiu ajudar algumas micro e pequenas empresas a se manterem e a migrarem para os meios digitais. Uma dessas empresas é uma padaria de uma cidade no interior do estado que já estava no mercado há 25 anos e queria migrar de uma padaria comum para uma padaria de fermentação natural. Ela compete apenas com mercados da sua cidade e fornece pães para restaurantes e lancherias. Durante a primeira fase do projeto, foi feito um diagnóstico pela equipe que definiu quais setores eram mais importantes para a empresa e a ordem que decorreria o projeto. Recentemente, eles abriram um café no qual as pessoas podem se sentar e comer no local, porém não tem um investimento em marketing. Com isso, a equipe e o investidor decidiram que seria interessante que fosse criada uma identidade visual para o local, com embalagens e cores que possam dar uma cara nova para a padaria. Também verificou-se que é de suma importância colocar a padaria nas redes sociais, afinal, hoje em dia, pode-se dizer que o que não está na internet simplesmente não existe. Foi visto também pela equipe que seria importante focar primeiro na parte de finanças, pois os donos não conseguem informar com precisão a margem de lucro e que seria importante para dar prosseguimento ao projeto deles de ampliação da empresa. Para isso, foi necessário que o empreendedor desse acesso às suas finanças para a equipe fazer o mapeamento financeiro, controle de despesas, avaliação de custo dos produtos necessários para a fabricação dos pães. Portanto, o projeto faz a organização e dá um “empurrãozinho” para que a empresa possa se manter durante a pandemia e após ela de uma maneira estável e próspera.