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A FALSA ATRIBUIÇÃO DE AUTORIA NAS MÍDIAS DIGITAIS
Mariana Luisa Schaeffer Brilhante, Denise Mallmann Vallerius, Maíra da Silva Gomes, Paulo Fernando Puppe Junior

Última alteração: 22-11-2021

Resumo


A falsa autoria é um fenômeno cada vez mais perceptível no espaço virtual, seja em sites, seja em redes sociais. A divulgação e o compartilhamento de textos cuja autoria não é autêntica, além de poder prejudicar os autores envolvidos, acaba impactando o patrimônio cultural de um povo na medida em que afeta a formação do repertório de leitura do público receptor. Assim, considerando-se ser crescente o número de pessoas que tem seu primeiro contato com textos atribuídos a autores reconhecidos em um dado sistema literário por meio de citações encontradas na internet, este projeto de pesquisa tem, como objetivo, além de buscar compreender as motivações desse fenômeno, desenvolver ferramentas digitais capazes de auxiliar o leitor a reconhecer uma falsa autoria, contribuindo para o desenvolvimento de uma leitura crítica e responsável. Para tanto, adotou-se metodologia predominantemente qualitativa, por buscar interpretar os fenômenos à luz do referencial teórico utilizado (ARAN, 2014; BAKHTIN, 2010; BOURDIEU, 2008; FOUCAULT, 2014; JAUSS, 2002) e abranger as dimensões social, discursiva e linguística, considerando os sujeitos e as práticas de leitura. Os resultados parciais indicam que algumas das motivações da falsa autoria são conferir ao texto um maior reconhecimento e um “status” de artefato literário, uma vez que são atribuídos a  autores de renome, como Carlos Drummond de Andrade, Caio Fernando Abreu, Fernando Pessoa, entre outros. A partir das análises, foi possível descrever marcas textuais, temáticas e estilísticas que podem auxiliar os leitores a reconhecerem uma falsa autoria. As perspectivas futuras são ampliar o corpus de textos disponibilizados na rede social e no blog do projeto e seu alcance, obtendo maior engajamento; receber contribuições de leitores para a ampliação desse corpus; e possibilitar que blog e redes sociais do projeto possam ser utilizados como ferramentas didáticas junto a professores de língua e literatura, possibilitando-lhes autoria de publicações.


Palavras-chave


Falsa autoria. Mídias digitais. Literatura.

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