Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
​​USO DO SPEECHIFY COMO RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Maria Gabriela John, Lucía Alda

Última alteração: 02-02-2022

Resumo


A situação de pandemia da Covid-19 e consequente fechamento das escolas como uma das medidas de enfrentamento ao vírus impôs a necessidade de redesenhar as práticas educacionais e propor soluções a fim de dar continuidade ao ensino de forma remota. Diante disso, Recursos Educacionais Digitais (RED) ganharam destaque como aliados no processo de ensino e aprendizagem. Assim, buscando implementar o seu uso nas aulas de Língua Inglesa (LI), desenvolveu-se o projeto de ensino "Elaboração e adaptação de materiais didáticos com recursos tecnológicos para aulas de Língua Inglesa", em andamento no câmpus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A partir disso, este trabalho objetiva analisar o assistente de leitura Speechify como RED na aprendizagem de LI, com foco nas metodologias ativas. Essa ferramenta tem como escopo transformar textos escritos em fala, com acompanhamento de trechos grifados em tempo real e com a possibilidade de personalizar voz e ritmo de leitura. Para tanto, propomos uma atividade prática de leitura e compreensão textual no simple past, gramática-alvo a ser trabalhada no quarto bimestre letivo pelos alunos do primeiro ano do Ensino Médio Integrado. Dessa forma, selecionamos um fragmento de texto em LI e testamos a aplicação da ferramenta. Verificamos que o uso desse recurso contribuiu positivamente não só para a realização da leitura de forma autônoma, mas também na compreensão da pronúncia. À vista disso, seu uso nas aulas de LI maximiza os resultados e tem potencial para desenvolver e aperfeiçoar habilidades de compreensão oral e escrita, além de facilitar a aprendizagem de alunos que demonstram dificuldade de leitura. Nesse sentido, espera-se que iniciativas como o Speechify possam contribuir para um ensino ativo e significativo, atuando como uma alternativa eficiente no processo de ensino e aprendizagem de línguas.

https://youtu.be/ZX3TX3DmPG4


Palavras-chave


Recurso Educacional Digital; Assistente de leitura; Língua Inglesa.

Texto completo: PDF