Última alteração: 12-11-2021
Resumo
Esta comunicação trata de uma das etapas previstas no processo de desenvolvimento do projeto de pesquisa, intitulado “Observatório de Permanência e Êxito do IFRS”, visando o alcance das metas propostas como estratégias de enfrentamento às causas da evasão de estudantes no IFRS. Nesse caso, a primeira etapa tratou da estruturação do projeto no âmbito do Campus Porto Alegre/IFRS. As ações nesse período estavam voltadas para a composição de uma sequência linear que envolve o arcabouço teórico, as aproximações metodológicas e o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa. A etapa seguinte busca obter a identificação e a categorização das fragilidades que obstruem a permanência e o êxito dos estudantes. a partir das suas narrativas, compreendendo como universo de pesquisa os seguintes campi: Porto Alegre, Alvorada, Viamão e Restinga. Esta comunicação tem como propósito discorrer sobre a teoria da qual as reflexões e ações sobre o projeto são pautadas. As interações com as pessoas envolvidas no processo educacional, com base no Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRS (2019), devem apoiar-se na noção de que a educação se desenvolve em diferentes momentos da vida, em espaços diferenciados e não deve ocorrer em episódios isolados da ação dos educandos. No caso da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o trabalho como perspectiva de longo prazo deve encontrar lugar no sistema educacional, cujo espaço lhes permita vivenciar a experiência de conquistar êxitos, mas também assumir as consequências de seus equívocos, pois a soma dessas diferentes experiências auxiliará efetivamente o educando em sua formação permanente. Por fim, compreende-se que através de análises desenvolvidas serão estabelecidas metas e estratégias que evitem a evasão e a retenção dos estudantes, incluindo o desenvolvimento de produtos educacionais que atuem em uma proposta preventiva, a de ascender aos objetivos de permanência e êxito dos estudantes da educação profissional no IFRS.