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Apontamentos para um estudo do estado da arte a partir de teses e dissertações sobre evasão e permanência e êxito no Ensino Médio Integrado, no PROEJA e na EPT
Última alteração: 22-11-2021
Resumo
Apresenta um recorte de pesquisa denominada “Observatório de Permanência e Êxito do IFRS: Ensino Médio Integrado e Proeja”, cujo objetivo é identificar estratégias de enfrentamento às causas da evasão estudantil no IFRS, nos campi Porto Alegre, Viamão e Alvorada, especificamente nos cursos de PROEJA e Ensino Médio Integrado (EMI). Tal recorte corresponde a etapa do estudo do Estado da Arte, a partir de teses e dissertações sobre evasão e permanência e êxito no EMI, no PROEJA e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT.) Para tanto, a pesquisa iniciou com o levantamento da produção de conhecimento sobre a evasão e a permanência e êxito, analisando as contribuições para a categorização das fragilidades que obstruem o êxito estudantil e para a identificação dos motivos que levam à evasão, bem como as possíveis estratégias utilizadas para sua permanência. Os trabalhos foram selecionados tendo por escopo responder à questão sobre o que abordam as pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre o EMI e o PROEJA e a EPT, no interstício de 2015 a 2019. O levantamento se debruçou sobre as pesquisas que tematizaram a “evasão” e/ou a “permanência e êxito” no EMI e no PROEJA. A partir das análises iniciais podemos identificar estudos que tratam de diversas temáticas ligadas à evasão/permanência e que se debruçaram em diferentes contextos de formação técnico-profissional, como o ensino em cursos técnicos de ensino médio nas diferentes modalidades ofertadas em IFs, entre outras instituições de Educação Profissional, como escolas técnicas e politécnicas e agrícolas, estaduais e municipais. Verificou-se relativa carência de estudos no país sobre a EPT, o EMI e o PROEJA que abordem a evasão e/ou a permanência e êxito, o que indica, portanto, a necessidade de estimular pesquisas e publicações a esse respeito, especialmente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), de forma mais ampla e aprofundada. Evidencia-se ainda a necessidade de favorecer o acesso e de dar visibilidade a estudos tais, divulgando a produção acadêmica, discutindo-a e fomentando conhecimento sobre tais processos. Assim, buscamos elucidar fatores, razões e motivações que levam estudantes em formações técnico-profissionais à inconclusão dos estudos. Os estudos analisados até o momento consideram que os processos em questão apresentam causas diversas, apontando como condicionantes comuns, os fatores pessoais, institucionais e estruturais. Tais achados demonstram que a temática exige olhar e tratamento amplos, que leve em conta desde as motivações individuais e subjetivas, às dinâmicas e estruturas escolares, além das questões sociais. Na continuidade, pretendemos subsidiar a reflexão na perspectiva de contribuir para a tomada de decisões profiláticas em prol do êxito estudantil, com vistas à promoção de acesso, permanência e êxito na EPT, especialmente o EMI e o PROEJA.
Palavras-chave
Permanência e Êxito. Evasão. Educação Profissional e Tecnológica.
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