Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O pré-vestibular popular Minervino de Oliveira como agente de transformação social por auxiliar jovens de Alvorada (RS) e de outros municípios brasileiros a acessarem a universidade, através de plataformas digitais em um cenário pandêmico.
Isadora Pitinga, André Luis Demichei, Milena Nazzari Assmus

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


A pandemia da COVID-19 aflorou e evidenciou a desigualdade de ensino no Brasil, mas é fato que a precarização da educação pública é um problema antigo. No município de Alvorada, Rio Grande do Sul, a realidade é ainda mais alarmante. Sendo considerada a sexta cidade com maiores índices de violência do país em 2019 e tendo apenas a metade dos estudantes concluintes do ensino médio, não virar estatística é um desafio árduo para os jovens. É nesse contexto que foi criado o Minervino de Oliveira, um pré-vestibular popular que busca atuar como uma ponte entre os alunos e a universidade. Entretanto, com a chegada do novo coronavírus e a necessidade de adaptação ao estilo remoto, foram encontrados desafios para a continuação do projeto, como as limitações nos métodos de ensino-aprendizagem e a exclusão da parcela de pessoas que não possui acesso à internet. Contudo, por não haver limitações físicas nas redes sociais, é possível auxiliar um número maior de pessoas através da oferta de aulas abertas, simulados e criação de conteúdo referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por isso, tem-se como intuito, evidenciar a importância do pré-vestibular na inserção de jovens na universidade e apresentar as medidas tomadas para a sua continuação, em um cenário pandêmico, por meio das mídias digitais. Para este fim, realizou-se a leitura crítica de artigos acadêmicos da área, entrevistou-se o corpo docente, coletou-se as considerações dos participantes e analisou-se os dados socioeconômicos dos alunos dos anos de 2020 e 2021 e os insights da plataforma utilizada. Os resultados parciais obtidos indicam que a renda média familiar dos participantes do projeto aumentou, ou seja, houve a exclusão de grupos mais vulneráveis economicamente. No entanto, com a quebra de barreiras geográficas, mais professores podem contribuir e torna-se possível auxiliar vestibulandos de todo o país, algo que presencialmente não era possível. Ainda, a criação de laços e a troca de experiências - fundamentais para uma educação popular- não foram afetadas substancialmente. Portanto, conclui-se que o curso Minervino de Oliveira possui um papel de grande importância na sociedade, pois atua na linha de frente da luta pela educação pública de qualidade e faz a consolidação do conhecimento instigando o pensamento crítico, para que os estudantes atuem na transformação do meio em que vivem.


Palavras-chave


Educação. Pandemia. Pré-Vestibular.

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