Última alteração: 22-11-2021
Resumo
Partindo da observação de uma série de publicações relacionadas à Arte e à Cultura enquanto políticas de Instituições de Ensino Superior (IES), o projeto aqui apresentado consiste no levantamento de resoluções voltadas a este campo e na análise de implicações para o ensino, a pesquisa e a extensão nos Institutos Federais do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é identificar as estruturas operacionais e os paradigmas orientadores das ações atribuídas ao campo artístico junto à educação profissional das instituições observadas. A metodologia adotada partirá da análise de conteúdos, considerando as estruturas textuais e as significações de referências projetadas nos documentos, conforme Bardin (1977). Para o seu desenvolvimento, contamos com uma equipe composta pela docente coordenadora e dois bolsistas, com financiamento do edital IFRS 12/2021. Até o momento, foi definido o corpus da pesquisa, identificando as resoluções existentes no IFFar, IFSul e IFRS. Sobre estas resoluções, foram feitas leituras flutuantes e pré-esquematização de categorias de análise baseadas nas estruturas textuais. Foram orientadas leituras bibliográficas exploratórias de referenciais teóricos como Geertz (2007), Laraia (1986), Bourdieu (1969) e Hall (1992), em encontros virtuais semanais da equipe de pesquisa. A próxima etapa prevista consiste no retorno aos textos das resoluções para inferência relacionada aos autores estudados e o estabelecimento de categorias de análise dos conteúdos. Posteriormente, serão formuladas estratégias para a realização de entrevistas com sujeitos envolvidos na elaboração dos conteúdos dos enunciados das resoluções. A investigação procura contribuir para as discussões que tangenciam o trabalho e a indissociabilidade entre arte e educação profissional.