Portal de Eventos do IFRS, 6º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Inclusão da PcD na vida acadêmica por meio dos Núcleos de Ações Afirmativas do IFRS – Campus Farroupilha
Maicol Domingues Ferreira Ortiz, Mônica de Souza Chissini, Luciara Carrilho Brum

Última alteração: 15-12-2021

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar algumas ações desenvolvidas com enfoque na inclusão escolar, a partir do programa de extensão Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS Campus Farroupilha. Esse visa a aproximar a comunidade interna e externa e contribuir para a construção de uma instituição inclusiva, alicerçada em valores democráticos e engajada na visibilidade e valorização de diferentes culturas, com respeito à diferença e à diversidade. O percurso metodológico do programa envolve estudos sobre gênero e sexualidade, temáticas afro-brasileiras e inclusão escolar, para o desenvolvimento de ações como eventos online e criação de conteúdos digitais para divulgação e ampliação das interações por meio dos perfis dos Núcleos de Ações Afirmativas no Campus Farroupilha (NAPNE, NEABI e NEPGS). Neste trabalho, destaca-se a temática da inclusão da pessoa com deficiência (PcD) no ambiente acadêmico, buscando dar visibilidade para o tema, a fim de promover a conscientização da sociedade, transparecendo a capacitação que possuem esses indivíduos. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), responsável por essas ações e contemplado pelo programa, vem prestando um importante suporte para os alunos que possuem alguma necessidade educacional específica, acolhendo e direcionando os estudantes para que tenham aprendizagem de qualidade e para que sejam equiparados aos demais. Esse núcleo atua como elo entre as comunidades interna e externa, permitindo a facilidade de acesso dos alunos a outras atividades que necessitem da mobilização da população. Através do programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS Campus Farroupilha, foram criados cards e feitas publicações com foco na temática, gerando informação, impulsionando questões relacionadas e discutindo alguns aspectos que soam como preconceituosos. Para a continuidade do programa, pretende-se seguir em articulação com os Núcleos de Ações Afirmativas do campus, sobretudo com o NAPNE, seja no acompanhamento dos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas, seja pela promoção de ações que visibilizem a temática da inclusão no IFRS.

 


Palavras-chave


Inclusão. Capacitação. PcD.

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